Juninho conheceu universidade, em Haidian, e escola de ensino fundamental em Shunyi, na China.
Depois de encaminhar a possibilidade de intercâmbio na área médica, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, estabeleceu contatos importantes também para o setor educacional em sua viagem à China, abrangendo acadêmicos e profissionais e técnicos de futebol. “Visitamos uma universidade e uma escola de ensino fundamental, abrindo perspectivas para o intercâmbio entre alunos e professores da China e Rio Claro, especialmente para o setor esportivo, entre profissionais e técnicos de futebol”, informou Juninho, que ao lado do secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, cumpriu uma série de compromissos em visita oficial a Haidian, distrito de Pequim. Os dois gestores rio-clarenses iniciaram viagem de volta no final da manhã desta quinta-feira (horário de Brasília).
Os dirigentes chineses se mostraram bastante interessados em conhecer de perto o potencial esportivo de Rio Claro, especialmente o do futebol. “Colocamos nossa secretaria municipal de Esportes à disposição e relatamos toda a estrutura do esporte profissional e amador rio-clarense, com destaque para os centenários Velo e Rio Claro, o curso de Educação Física da Unesp, o curso de medicina do Claretiano que envolve medicina esportiva e a paixão da cidade pelo esporte”, informou Juninho.
A tradição de Rio Claro em escolinhas de futebol, como Juventus, Juventude, Santana, Cidade Nova e outros clubes amadores, bem como as de particulares, também foi lembrada pelo prefeito no encontro na China.
“O fato da China ter adotado uma política de incentivo ao futebol, não apenas como uma paixão esportiva, mas com uma visão de negócio, nos dá uma perspectiva de parcerias para vários setores da economia da cidade, mas o futebol certamente tem uma possibilidade maior, inclusive com a ida de técnicos e profissionais para trabalharem em escolas chinesas”, observa o secretário Francesco Rotolo.
A universidade visitada por Juninho e Francesco no distrito de Shunyi teve como aluno o presidente da China, Xi Jinping. A escola e a universidade incluíram o futebol na grade curricular. Na universidade são 16 horas de aula semanais sobre este esporte. “Isto demonstra a atenção que a China tem dado ao futebol e o Brasil evidentemente é referência para eles no assunto”, afirma Juninho, acrescentando que “num intercâmbio também poderíamos aprender muito, especialmente no aspecto tecnológico e de conhecimento”.
Haidian é considerado um centro de tecnologia da informação. Rio Claro será o primeiro município brasileiro a firmar convênio com Haidian. Distrito do município de Pequim, Haidian tem mais de três milhões de habitantes e grande tradição no ensino universitário.
O prefeito Juninho cumpriu uma série de compromissos internacionais na China, para onde viajou na quinta-feira (18), com despesas integralmente custeadas pela entidade chinesa que lhe fez o convite. Também participam da viagem Isaias Guedes Guimarães, presidente da Câmara de Relações Brasil-China, e senhora Xu Yuan Yuan, presidente da Agência de Cooperação Internacional e diretora executiva da Câmara China-Brasil.