Uma das mais queridas e respeitadas entidades de Rio Claro, o Círculo Rio-clarense de Orquidófilos, que completa 62 anos em 2016, deu importante passo para realizar o antigo sonho de ter sede própria. O prefeito Du altimari assinou na sexta-feira (20) decreto dando permissão de uso de área localizada na esquina da Rua 13 com Avenida 25, no Bairro do Estádio. “Há anos lutávamos para conseguir um terreno, que é passo fundamental para que possamos ter nossa sede”, comenta o presidente do CRO, Luiz Carlos Neves.
Atualmente a entidade está instalada em sede alugada na Rua 2 entre avenidas 14 e 16. “Redobramos esforços para poder dar essa colaboração, pela importância que o círculo de orquidófilos tem para nossa cidade, divulgando de forma positiva o nome de Rio Claro por todo o Brasil e até em outros países”, comentou o prefeito Altimari durante a assinatura do decreto, que aconteceu em reunião da entidade.
A assinatura foi acompanhada pelo secretário municipal de Negócios Jurídicos, Gustavo Perissinoto, pela secretária da Habitação, Maria José Stivalli, e pela vereadora Maria do Carmo Guilherme, que fez vários requerimentos e atuou ativamente para que o CRO obtivesse a permissão de uso.
Fundado em 1954, o Círculo Rio-clarense de Orquidófilos reúne 50 associados. A entidade já sabe o nome da sede própria, que prestará homenagem a Roberto Alves Ferreira, presidente de 2010 a 2014. “Nossa prioridade em relação à nova sede é montar um galpão para guardar nosso material e nossa viatura”, explica Neves, lembrando que, com prédio próprio, será possível expandir a atuação da entidade, que mensalmente realiza palestras e cursos sobre orquídeas.
Além disso, o CRO organiza um dos mais tradicionais eventos do calendário de atividades de aniversário de Rio Claro, com a exposição nacional de orquídeas, que ano passado reuniu público superior a 20 mil pessoas. Neste ano o evento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho, nas Faculdades Claretianas.