MENU

accessible_forward Acessibilidade
20 de março de 2015 Gabinete do Prefeito

Comando da Aeronáutica confirma viabilidade técnica de área para aeroporto regional

A construção de um aeroporto regional que atenderá os municípios do Aglomerado Urbano de Piracicaba foi assunto da reunião do prefeito Du Altimari, em Brasília, na tarde desta sexta-feira (20). O prefeito de Rio Claro foi recebido pelo diretor Eduardo Henn Bernardi, na Secretaria de Aviação Civil, e ouviu informações animadoras para o projeto. “O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego [Cindacta 1, do Comando da Aeronáutica], confirmou que a área indicada para a construção do aeroporto regional, entre os municípios de Rio Claro e Piracicaba, é operacionalmente viável do ponto de vista da circulação aérea e da segurança das operações aéreas, não interferindo no funcionamento da Base Aérea de Pirassununga e no Aeroporto de Viracopos, em Campinas”, informa Altimari.

Esta não é primeira vez que o prefeito rio-clarense trata do assunto. Altimari tem acompanhado as tramitações e feito encaminhamentos desde que o governo federal lançou o programa de investimento em aeroportos regionais, em dezembro de 2012. Na reunião desta sexta-feira, Altimari esteve acompanhado do secretário municipal de Governo, Marcos Pisconti Machado.

A manifestação do Cindacta se deu a partir de uma consulta do consórcio IQS Engª & PJJ Malucelli, contratado pelo governo federal para realizar estudos no terreno indicado para receber o aeroporto regional. A próxima etapa deverá ser a realização do levantamento topográfico da área como preparação para o projeto executivo do aeroporto.

Quando visitaram a área, os técnicos do consórcio identificaram vários aspectos positivos no terreno localizado ao lado da praça de pedágios da Rodovia Rio Claro-Piracicaba, como a inexistência de vegetação nativa, solo não encharcado, área plana, acessos favoráveis, tamanho adequado para pista pavimentada de aproximadamente 2.200 metros, localização geográfica e, inclusive, viaduto de acesso já construído.

Pular para o conteúdo