A construção de um aeroporto regional que atenderá os municípios do Aglomerado Urbano de Piracicaba foi assunto da reunião do prefeito Du Altimari, em Brasília, na tarde desta sexta-feira (20). O prefeito de Rio Claro foi recebido pelo diretor Eduardo Henn Bernardi, na Secretaria de Aviação Civil, e ouviu informações animadoras para o projeto. “O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego [Cindacta 1, do Comando da Aeronáutica], confirmou que a área indicada para a construção do aeroporto regional, entre os municípios de Rio Claro e Piracicaba, é operacionalmente viável do ponto de vista da circulação aérea e da segurança das operações aéreas, não interferindo no funcionamento da Base Aérea de Pirassununga e no Aeroporto de Viracopos, em Campinas”, informa Altimari.
Esta não é primeira vez que o prefeito rio-clarense trata do assunto. Altimari tem acompanhado as tramitações e feito encaminhamentos desde que o governo federal lançou o programa de investimento em aeroportos regionais, em dezembro de 2012. Na reunião desta sexta-feira, Altimari esteve acompanhado do secretário municipal de Governo, Marcos Pisconti Machado.
A manifestação do Cindacta se deu a partir de uma consulta do consórcio IQS Engª & PJJ Malucelli, contratado pelo governo federal para realizar estudos no terreno indicado para receber o aeroporto regional. A próxima etapa deverá ser a realização do levantamento topográfico da área como preparação para o projeto executivo do aeroporto.
Quando visitaram a área, os técnicos do consórcio identificaram vários aspectos positivos no terreno localizado ao lado da praça de pedágios da Rodovia Rio Claro-Piracicaba, como a inexistência de vegetação nativa, solo não encharcado, área plana, acessos favoráveis, tamanho adequado para pista pavimentada de aproximadamente 2.200 metros, localização geográfica e, inclusive, viaduto de acesso já construído.