MENU

accessible_forward Acessibilidade
29 de maio de 2014 Gabinete do Prefeito

Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro tem novos membros

Os conselheiros para o próximo biênio do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro (Conerc) foram empossadas na noite de terça-feira, 27, em evento realizado no gabinete do prefeito Du Altimari. “O Conerc é a representação oficial da comunidade negra e responsável por muitos avanços que conseguimos na sociedade, o que aumenta a responsabilidade das pessoas que estão chegando para colaborar com o trabalho”, afirmou o prefeito Du Altamari. Ele ressaltou a presença de jovens nas atividades do conselho, o que sinaliza uma renovação de energia e garantia de continuidade das ações.

“Nosso grande desafio, agora, é discutir o Sinapir [Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial] para que possamos aderir a esse sistema que visa tornar mais efetivas as políticas de promoção da igualdade racial e de enfrentamento ao racismo no país”, afirmou Kizie de Paula Aguiar, assessora municipal de Integração Racial.

A vice-prefeita Olga Salomão também destacou a importância do Sinapir como instrumento para superar as desigualdades raciais existentes. “Temos que discutir as cotas na educação, o atendimento na saúde, as manifestações culturais e outros aspectos que podem trazer avanços para uma sociedade mais igualitária”, afirmou.

O vereador Geraldo Voluntário, que falou em nome da Câmara de Vereadores, lembrou que Rio Claro tem um grande número de negros e elogiou o Conerc pelo trabalho realizado. A atuação do conselho rio-clarense também foi destacada por Marco Antonio Zito Alvarenga, do Conselho Estadual da Comunidade Negra. “Estamos no caminho certo, mas não podemos parar, pois o que será daqueles que não têm voz para reivindicar?”, disse.

Divanilde Aparecida de Paula, do Conerc, frisou que antes da criação do conselho municipal não havia um órgão que representasse da comunidade. “Tem demanda, tem luta a ser feita”.

Ainda participaram da posse dos novos conselheiros: Luiz Carlos Rodrigues Rezende – diretor municipal de Políticas Especiais, Rosangela Rodrigues – presidente do Conselho da Comunidade Negra de Santa Gertrudes, os vereadores Agnelo da Silva Matos Neto (presidente), Júlio Lopes (vice-presidente), Raquel Picelli e Dalberto Christofoletti.

Pular para o conteúdo