Reativada em 2009, a Fonte do Índio no Jardim Público será revitalizada. Um dos monumentos mais conhecidos de Rio Claro, a fonte terá nova iluminação e novo sistema hidráulico para embelezar ainda mais esse marco do Centro Histórico do município, principalmente à noite. Além da água da fonte jorrar colorida, o projeto inicial prevê acabamento diferenciado para o monumento.
Para tratar do assunto, o prefeito Du Altimari recebeu nessa quarta-feira (3), no paço municipal, representantes das entidades parceiras da prefeitura na iniciativa, a empresa Tigre e a Aspacer (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento). “Monumentos como a Fonte do Índio ajudam a contar nossa história”, comenta Altimari, destacando que a iniciativa vai agregar mais um atrativo ao Jardim Público, pelo qual passam diariamente milhares de pessoas da cidade e da região.
Nos próximos dias a Tigre deve entregar o projeto completo da parte elétrica e hidráulica da reformulação. “Serão 15 pontos de iluminação e estrutura hidráulica diferenciada”, comenta o secretário de Obras da prefeitura, Rodrigo Mussio, acrescentando que a empresa vai desenvolver e instalar material específico para a fonte. A Aspacer vai providenciar mão de obra, que inclui a colocação de pastilhas hidráulicas na parte interna e externa do monumento.
“Pelo projeto apresentado, a fonte e a ala do Jardim Público ao lado da Avenida 3 ficará com visual muito atrativo, comenta o diretor da secretaria de Obras, Renê Moraca, que participou a reunião de quarta-feira junto com o coordenador de Aualidade e Gestão Ambiental da Tigre, Sebastião Roberto Talarica, o técnico de Qualidade da Tigre, José Victor, e com a coordenadora de Marketing Institucional da Aspacer, Maria Fernanda Rodrigues dos Santos.
Ações
São várias as ações da prefeitura pela revitalização do Jardim Público. Entre os serviços realizados, destacam-se o conserto do sistema de bombeamento de água no Lago da Diana, obra inteiramente restaurada em 2009, o que revelou as características originais da estátua da deusa grega.
Os canteiros refeitos, com o plantio de flores e outras espécies, melhoraram o aspecto geral do espaço público, que teve, ainda, restaurados trechos do calçamento em pedras portuguesas. A reativação da Fonte do Índio e as melhorias no coreto também fazem parte desse trabalho no Jardim Público, que recentemente foi tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).