Moradores e comerciantes da região da Vila Alemã e Jardim Ipê conheceram na quinta-feira (25) o projeto de alterações viárias que a prefeitura de Rio Claro prepara para o cruzamento da Rua 6-A com Avenida 50-A e Avenida José Felício Castelano, e que incluem mudanças na rotatória que liga essas vias.
O prefeito Du Altimari destaca as melhorias que o projeto vai levar àquela região, que concentra grande fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico, e vê como muito positiva a participação da comunidade na reunião de quinta-feira. “É importante abrir espaço para a opinião dos moradores e motoristas que trafegam por aqui diariamente”, comenta.
O público que compareceu ao encontro – realizado na área que fica ao lado do conhecido Bar do Barrigada – pôde tirar dúvidas, dar sugestões e opinar sobre a proposta. Entre as sugestões, foram solicitadas colocações de semáforos em dois pontos daquela região, um no cruzamento da Avenida 52-A com a Avenida Felício Castelano e outro no cruzamento da Rua 5-A com a Avenida 50-A.
Para o comerciante Éder Lúcio Bonometti, a proposta apresentada pela prefeitura é positiva. “Esse cruzamento tinha que ser mexido”, comenta, lembrando que o trânsito deixou de ser tranquilo naquela rotatória há vários anos. “Há muitos registros de acidentes”, completa.
“As mudanças que faremos incluem algumas alterações em mãos de direção nessa região e também intervenções na rotatória”, explica o secretário de Mobilidade Urbano e Sistema Viário, José Maria Chiossi. “Nosso objetivo é garantir mais segurança e maior fluidez no tráfego”, completa.
As obras serão coordenadas pela Secretaria de Obras, com recursos próprios da prefeitura e executadas com mão de obra dos servidores municipais. A prefeitura também está providenciado o recapeamento de toda a extensão da Avenida José Felício Castelano, que teve recursos conseguidos num trabalho do vereador Júlio Lopes, também presente na reunião de quinta-feira.
As obras de recapeamento e de mudanças no trânsito serão iniciadas ainda neste ano. No momento, a prefeitura está fazendo a licitação para contratar a empresa que fará o recapeamento na Felício Castellano.
Essas intervenções são aguardadas pelos moradores da região e por milhares de motoristas que transitam pela via diariamente. Todo aquele trecho é uma importante artéria de ligação a bairros como Jardim América, Vila Cristina, Arco Iris, São Miguel, Jardim Vilage e outros.