Município e governo estadual alinham esforços para concretizar avanço às pessoas com transtorno de espectro autista.
Rio Claro está trabalhando para que o município adote a Carteira do Transtorno do Espectro Autista. O assunto está sendo discutido por comissão com membros dos setores da Saúde e do Desenvolvimento Social.
Em ação correlata, o assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, reuniu-se na segunda-feira (27) com o secretário de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, pois o governo paulista também tramita em âmbito estadual a emissão do documento.
“É necessária a emissão deste documento o mais rápido possível, de forma alinhada entre o município e o estado, para que não haja conflitos”, destaca Meyer.
Segundo Marcos Costa, orientações sobre a emissão da carteira serão disponibilizadas a partir da primeira quinzena de abril. A partir desses esclarecimentos, a comissão de Rio Claro vai direcionar os trabalhos para a emissão em âmbito local. “Independentemente de quem emitir o documento, a assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência dará apoio para que os interessados do município sejam atendidos”, frisa Meyer.
Na reunião de segunda-feira também foram discutidas parcerias entre o município e o governo estadual. Além de Marcos Costa e Paulo Meyer, participaram a secretária executiva da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Claudia Carletto, a advogada Viviane Limongi, e o analista de Políticas Públicas, Vilson Andrade.