Projeto que amplia área das oficinas no Jardim Guanabara está em tramitação na Câmara.
A prefeitura de Rio Claro continua trabalhando para concluir o processo de transferência das oficinas da ferrovia da região central para o Jardim Guanabara, a pedido do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Com esse objetivo, alteração foi feita no Plano Diretor no final do passado. Um mapa de zoneamento foi substituído no plano diretor para adequar o zoneamento de área localizada na faixa de domínio da ferrovia. Com isso, o uso do solo passou de zona de uso sustentável para zona industrial, ficando apto a receber as oficinas.
“É um projeto que vem sendo realizado há anos sem que fosse verificada a questão do zoneamento”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Encaminhamos projeto à Câmara e felizmente os vereadores compreenderam a importância da matéria e aprovaram a mudança na lei”, acrescenta.
No início de fevereiro o Dnit fez nova solicitação à prefeitura pedindo ampliação da área onde serão instaladas as oficinas. Novo projeto de lei foi encaminhado à Câmara novamente para alterar a área de zoneamento para industrial. A proposta tramita no Legislativo e será discutida em duas audiências públicas marcadas para os dias 16 e 26 de abril. Depois disso, o projeto será levado ao plenário para votação dos vereadores. “Sem essa alteração não será possível instalar as oficinas ferroviárias no Guanabara”, explica Francesco Rotolo, secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento.
O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, afirma que o Legislativo vem cumprindo o trâmite exigido pelo regimento interno da casa, inclusive a realização de audiências públicas. “Entendo que o projeto deve ser discutido com toda a sociedade, uma vez que amplia as perspectivas de crescimento econômico e geração de empregos no município”, declara André Godoy, ressaltando que os vereadores já aprovaram a primeira alteração solicitada pelo Dnit e está analisando a segunda proposta que será em breve colocada em votação.
Vale lembrar que em junho do ano passado foi assinada ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos para elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). O evento foi realizado na antiga estação ferroviária em Rio Claro e contou com representantes do Dnit e da empresa Egis Engenharia, responsável pela realização do estudo técnico.
A transferência das oficinas da região central para o Jardim Guanabara é um grande anseio da comunidade. As oficinas funcionam há décadas no mesmo local em Rio Claro e são vistas hoje como um grande empecilho para o crescimento da cidade. “A mudança do complexo ferroviário para o Jardim Guanabara será um passo importante para que possamos desenvolver projetos que melhorem o tráfego e permitam a urbanização do espaço contribuindo com o desenvolvimento do município”, afirma o prefeito Juninho da Padaria, que solicitou ao Dnit e à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) a área das oficinas na região central, entre as avenidas 8-A e 24-A, para urbanização do local.
Atualmente, a ferrovia está sob concessão da empresa Rumo que na semana passada venceu o leilão da Ferrovia Norte-Sul com lance de R$ 2,7 bilhões. O trecho leiloado tem 1.537 quilômetros e vai de Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela d’Oeste, em São Paulo. O prazo de concessão é de 30 anos.