MENU

accessible_forward Acessibilidade
29 de março de 2022 Gabinete do Prefeito

Rio Claro busca adesão de comerciantes à Hora do Silêncio

Projeto beneficia consumidores e acompanhantes com autismo.

Dois de abril é o dia mundial de conscientização sobre o autismo e o projeto Hora do Silêncio é uma das ações de Rio Claro voltadas aos autistas. Lançado pela prefeitura e instituto Incluir, e com a adesão do supermercado Bom Jesus, o programa busca a participação daqueles que também queiram proporcionar ao menos uma hora por semana de ambiente adequado para os consumidores ou acompanhantes com autismo frequentarem seus estabelecimentos comerciais.

“É essencial o envolvimento de toda sociedade e, por isso, renovamos o convite aos comerciantes para aderir ao projeto, que tem o assessoramento do Instituto Incluir e da prefeitura”, destaca o assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer.

No sábado (26) em evento na Feena, em Rio Claro, o projeto foi um dos assuntos discutidos durante a visita da então secretária de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, que destacou a importância da iniciativa e anunciou elaboração de uma política pública estadual para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com Flávia Rubin, do Instituto Incluir, o estabelecimento participante da Hora do Silêncio deve reservar período para compra com poucos estímulos sensoriais, ou seja, rádio desligado, redução de luzes e ruídos, para que os clientes especiais possam se sentir à vontade. “É somente uma hora da semana, mas que faz muita diferença para essas pessoas”, salienta.

Os comerciantes com interesse em aderir o projeto podem entrar em contato com a Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência pelo telefone 3522-8000.

Iluminação

Em referência ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, em 2 de abril, o monumento do leão e a réplica da torre Eiffel, no Lago Azul, ficarão iluminados com a cor azul a partir dessa sexta-feira (1), durante todo o mês de abril. A data foi estabelecida em 2007 com o objetivo de difundir informações para a população sobre o autismo. A iluminação temática em monumentos do Lago Azul faz parte do projeto Luzes para Conscientização, que a cada mês faz referência a datas importantes com iluminação especial.

Pular para o conteúdo