MENU

accessible_forward Acessibilidade
15 de maio de 2019 Gabinete do Prefeito

Rio Claro terá gás natural encanado para residências

Plano de expansão foi discutido nesta semana no gabinete do prefeito Juninho.

Representantes da Comgás e da Prefeitura de Rio Claro se reuniram terça-feira (14) para discutir o plano de expansão da rede de gás natural encanado na cidade. “É uma notícia muito boa para toda a comunidade, pois os moradores passam a contar com mais uma opção no abastecimento de suas residências”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que colocou os setores municipais à disposição da empresa e pediu que os trabalhos de instalação da rede sejam feitos de maneira a causar o menor incômodo possível.

As obras serão divididas em fases, começando pelo Jardim Quitandinha, na região sul do município, com finalização total do projeto em 2020. A Comgás informou que os processos de construção e ampliação da rede contam com métodos não destrutivos para a implantação da tubulação subterrânea de gás natural encanado. Dessa forma, não há necessidade de abrir grandes buracos em toda a extensão das ruas por onde passará a rede. As valas abertas são fechadas provisoriamente quando o trabalho não é concluído, com o objetivo de não prejudicar o fluxo de pedestres e veículos e, após a conclusão do serviço, é realizada a recomposição definitiva dentro do padrão da calçada ou via preexistente.

De acordo com a Comgás, a distribuidora está na região de Rio Claro desde 2002 e atende hoje indústrias e comércios no município, por meio de uma rede de cerca de 57 quilômetros. A ideia do projeto é expandir a rede em 113 quilômetros e ampliar o fornecimento do gás natural encanado para residências.

Para que a população esteja ciente das etapas do processo, o início das obras será comunicado com antecedência aos residentes e comerciantes, por meio de folhetos distribuídos pela Comgás.

A Comgás possui mais de 1,9 milhão de clientes em sua área de concessão, que contempla a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba, e segue trabalhando para ampliar a rede de abastecimento na região de Rio Claro.

Da reunião de terça-feira (13) também participaram os secretários municipais Paulo Roberto de Lima (Obras), Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos), Francesco Rotolo (Governo) e Paulo Roberto Bortolotti (Daae), e, pela Comgás, Patrícia M. Nascimento Crevilaro, Flavia Domingos Gonçalves, Denis Vieira e Rodrigo Terasso.

Mais segurança

Conforme esclarece a Comgás, a utilização do gás natural encanado proporciona inúmeros benefícios, como fornecimento contínuo e ininterrupto; mais segurança – por ser mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento e não requer estocagem; pagamento de acordo com o consumo; além de melhoria da mobilidade urbana, por dispensar o uso de caminhões para entrega, e do meio ambiente, por emitir menos poluentes na atmosfera.

O uso do gás natural encanado já é uma realidade hoje no Brasil e no mundo e são diversas as aplicações para residências, comércios e indústrias, incluindo fogão, fritadeira a gás, piso aquecido, lareira, tocheiro, aquecimento de piscina, climatização de ambientes, secadora de roupas, além da geração de energia com uso de geradores a gás. 

Pular para o conteúdo