MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de junho de 2014 Gabinete do Prefeito

Visita de técnicos da ALL aponta ações de curto prazo para viabilizar transferência de oficinas

Em visita técnica realizada nesta quarta-feira, 4, às oficinas localizadas na área central de Rio Claro e ao terreno no Jardim Guanabara, que deverá abrigar as futuras instalações deste setor da empresa, representantes da América Latina Logística (ALL), concessionária da ferrovia, deram a largada às três etapas do processo que serão desencadeadas a partir de agora.

A primeira fase refere-se à realização de estudos e consiste na contratação, pela ALL, de levantamento topográfico e sondagens que serão realizadas no terreno do Jardim Guanabara. A etapa seguinte, que deverá ser concluída até o final do ano, é de elaboração do projeto básico das novas oficinas, que permitirá encaminhar os procedimentos para licitação das obras em 2015, culminando com a apresentação do projeto executivo, que finalizará as três etapas. As duas primeiras etapas terão duração de três meses cada uma, aproximadamente.

O prefeito Du Altimari, que recebeu os representantes da ALL em Rio Claro, engenheiros José Antonio Colla, Marco Aurélio Asinelli Hasselmann e Layre de la Torre, e acompanhou os três profissionais na visita, destacou a importância do momento. “Sem dúvida, chegamos a uma etapa decisiva deste processo que começou ainda em 2009, quando iniciamos as gestões no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o Dnit, evoluiu depois com o apoio que obtivemos do governo federal, em especial durante a visita da então ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff à cidade, em janeiro de 2010, e fortaleceu-se nos meses seguintes daquele ano, com a retirada dos trilhos no trecho não operacional da ferrovia, entre o distrito de Batovi e a Avenida 24”, recapitulou.

“Agora, entramos numa nova agenda, com ações que vão nos permitir transferir as oficinas da ALL para perto do atual traçado da ferrovia, no Jardim Guanabara, concluir a retirada dos trilhos no centro, em direção a Santa Gertrudes e, finalmente, planejar o aproveitamento da área com a grande avenida que sucederá o antigo trecho da linha férrea, completando a integração viária da cidade e permitindo, ainda, a implantação do Parque Cultural, com diversos equipamentos para a população”, explicou Altimari.

O engenheiro José Antonio Colla, da ALL, explica que o roteiro de trabalho agora definido para a transferência das oficinas se assenta no entendimento entre as partes interessadas: a concessionária da ferrovia, a Prefeitura de Rio Claro e o Dnit. “Temos um bom diálogo, o terreno no Jardim Guanabara é viável, e, além dos estudos e do projeto básico, vamos contratar um consultor para nos auxiliar neste trabalho”, informou Colla.

A Prefeitura de Rio Claro, que reivindicou as obras citadas já no início do primeiro governo do prefeito Du Altimari, acompanha todas as etapas dessas negociações através da Secretaria Municipal de Governo. “Estivemos na ALL, em Curitiba, há pouco dias, tratando dessas questões”, confirma o secretário e arquiteto Marcos Pisconti Machado.

Pular para o conteúdo