MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de maio de 2025 Educação

Mais de 10.500 alunos assistiram em abril teatro sobre trânsito

Projeto da prefeitura intensifica ações de educação para o trânsito.

A prefeitura de Rio Claro está intensificando as ações em prol da educação para o trânsito. Somente no mês de abril, 10.244 crianças das escolas municipais foram atendidas com exibição de teatro com tema voltado à conscientização de futuros motoristas. A iniciativa, das secretarias municipais de Mobilidade Urbana e da Educação, inclui ainda palestras que no mês de março foram assistidas por 2.556 estudantes.

“É importante criar desde cedo uma cultura de respeito às leis de trânsito, por isso é fundamental falar com os jovens e crianças de maneira clara a acessível sobre como a construção de um trânsito seguro depende da responsabilidade e compromisso de cada um”, ressalta o secretário de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Vinícius Sossai.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Valéria Vélis, a escola é ambiente propício para formar futuros motoristas responsáveis. “Para isso, contamos com a linguagem do teatro e com palestras, sempre com uma linguagem simples e acessível”, destaca.

No caso do teatro, o foco são os alunos do Ensino Fundamental I. Os estudantes aprendem sobre os papéis de pedestre, ciclista e passageiro, além de reforçar valores como o respeito às regras, a empatia e a gentileza no trânsito.

Através da personagem Norma do Transito, a apresentação teatral conta histórias e situações do cotidiano. As crianças se identificam, aprendem e se tornam multiplicadoras da cultura de paz e segurança viária entre familiares vizinhos.

Além disso, o projeto inclui concurso de desenho com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a Vida”, que incentiva as crianças a estarem em consonância com os princípios da educação para o trânsito, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Dessa forma, o teatro educativo representa não apenas uma ação preventiva, mas também formadora de atitudes cidadãs que contribuem diretamente para a redução de acidentes e para a valorização da vida”, finalizada o secretário de Mobilidade Urbana.

Pular para o conteúdo