Uma velha sibipiruna localizada no Jardim Público de Rio Claro, região central da cidade, foi removida nesta quarta-feira pela prefeitura. O serviço teve amparo de laudos técnicos, que demonstraram o comprometimento da árvore, muito afetada pela ação do tempo, correndo risco de cair sobre o local por onde circulam diariamente milhares de pessoas e veículos. Alguns galhos do exemplar já tinham caído recentemente, prenunciando o perigo iminente de queda da árvore. A operação teve a participação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, que isolaram toda a área.
Imprópria para a área urbana, a sibipiruna apresenta longas raízes que se espalham por todos os lados e provocam rachaduras em calçadas, na pavimentação asfáltica, guias e sarjetas, além de atingirem altura incompatível com a segurança de pessoas e imóveis próximos. Em razão disto, espécies como a sibipiruna deixaram de ser plantadas na área urbana de Rio Claro.
“Sempre amparados em laudos técnicos, que atestam a necessidade dos procedimentos, as remoções e podas de árvores em toda a cidade são feitas como medidas preventivas, de segurança, preservando a integridade física das pessoas”, afirma o secretário Sérgio Guilherme.
Para solicitar plantio de árvore, que está a cargo da Secretaria de Agricultura do município, o cidadão deve fazer o pedido no Atende Fácil. Uma equipe irá ao endereço do solicitante para averiguar a possibilidade de atendimento ao pedido que, se aprovado, é gratuito. A prefeitura não faz plantio de árvores em área privada.