MENU

accessible_forward Acessibilidade
12 de dezembro de 2013 Educação

Estudantes de Rio Claro desenvolvem sistema contra enchentes

Alunos da 6ª a 9ª séries do colégio Koelle, de Rio Claro, participam neste final de semana, em São Caetano do Sul, da etapa regional de um torneio nacional de robótica. Os estudantes rio-clarenses irão apresentar o projeto social Sidade – Sistema Inteligente de Alerta de Enchentes. “Parece-me uma proposta bastante interessante e, sobretudo, uma manifestação de cidadania de seus idealizadores”, afirmou o prefeito Du Altimari, que conheceu o projeto na tarde desta quarta-feira, 11.

Após pesquisa sobre Fúrias da Natureza, tema do torneio para este ano, os alunos desenvolveram um equipamento capaz de antecipar enchentes no perímetro urbano. O equipamento, instalado, por exemplo, a quilômetros de distância no rio Corumbataí, emite um sinal via telefonia celular para alertar que nível da água está subindo. Também pode funcionar no Lago Azul, dando o alerta ou mesmo acionando a comporta que controla o volume de água.

“Acompanhamos o projeto desde o início e apoiamos a decisão de sua implementação para atender a comunidade”, afirma o diretor municipal de Defesa Civil, Danilo de Almeida Kuroishi.

De acordo com os professores Sérgio Barbosa e Luis Antonio Tofolo Junior, que coordenam a equipe de estudantes, a expectativa é de que o projeto consiga destaque na regional, obtendo classificação para as disputas finais, que serão realizadas de 21 a 23 de fevereiro, em Taquatinga, no Distrito Federal.

Pular para o conteúdo