MENU

accessible_forward Acessibilidade
24 de abril de 2020 Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Prefeitura recolhe 220 toneladas de lixo jogadas em área próxima à Feena

Poder público pede a colaboração da população para sempre efetuar o descarte correto, ajudando na manutenção da limpeza na cidade.

A prefeitura de Rio Claro segue realizando ações de limpeza em todo o município. Na sexta-feira (24), fez a recolha de aproximadamente 220 toneladas de lixo descartadas irregularmente. “O descarte incorreto de materiais traz muitos problemas e por isso voltamos a pedir que a população ajude a manter a cidade limpa fazendo a destinação correta de lixo e entulho”, destaca o prefeito João Teixeira Junior.

Do total removido, 160 toneladas foram recolhidas na região da Avenida Ulysses Guimarães próxima ao bairro São Miguel, que faz divisa com a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). As outras 60 toneladas foram retiradas no bairro Conduta, às margens do Ribeirão Claro, também perto da Floresta Estadual.

O serviço foi realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por intermédio do departamento de Resíduos Sólidos, que contou com o apoio da Defesa Civil e da Guarda Municipal.

A maior parte do lixo recolhido foi em área a menos de 500 metros de um dos seis ecopontos da cidade, à disposição da comunidade para que seja feita a destinação correta de materiais, sem custos.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, essa ação faz parte dos esforços da prefeitura em várias frentes, como prevenção contra incêndios florestais, combate ao descarte irregular de resíduos sólidos e eliminação de criadouros de vetores transmissores de doenças.

Sobre os incêndios florestais, o secretário de Segurança destaca que “não se deve atear fogo nesses materiais pois o fogo pode se alastrar e provocar grandes problemas para o meio ambiente e principalmente para as pessoas, além dessa atitude ser  crime de acordo com a legislação”.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo José Lemes, o Ricardo Campeão, não há motivos para o descarte irregular na cidade, já que a prefeitura disponibiliza uma série de serviços gratuitos para o descarte correto de materiais aos munícipes, como a coleta de lixo domiciliar, feita três vezes por semana em todos os bairros; o serviço mensal de cata bagulho; a coleta seletiva, realizada uma vez por semana nos bairros, além dos seis ecopontos, que abrem todos os dias da semana. “Pedimos mais uma vez a colaboração de todos, pois o descarte correto de resíduos é essencial na ação conjunta entre população e poder público para  mantermos a cidade limpa”, explica.

A prefeitura de Rio Claro está construindo mais dois ecopontos, um no distrito de Ajapi, próximo ao local em que ficam as caçambas coletoras, e outro no distrito de Assistência.

Os outros seis ecopontos estão localizados nos bairros São Miguel, Inocoop/Guanabara, Jardim Figueira, Jardim das Palmeiras, Cervezão e Jardim São Paulo e funcionam todos os dias da semana, de segunda à sexta, das 8 às 20 horas, aos sábados, das 8 às 17 horas e aos domingos e feriados, das 8 horas ao meio-dia.

Nos ecopontos, podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.

Pular para o conteúdo