Cerca de 500 pessoas passaram pelo paço municipal de Rio Claro para fazer renegociação com a prefeitura de Rio Claro nos dois primeiros dias do Programa de Pagamento Incentivado da Dívida Ativa (PID), entre quarta (1) e quinta-feira. Outras 100 pessoas procuraram o Daae nesses dois dias para renegociar débitos.
O PID oferece opção de parcelamento das dívidas em até 60 vezes e desconto que chega a até 100% nos juros e multa. Quanto menor o número de parcelas, maior o desconto concedido.
“Nossa perspectiva é de que o volume de procura cresça à medida que as pessoas forem se informando sobre o pagamento da Dívida Ativa com desconto”, comenta o secretário municipal de Finanças, Japyr Pimentel Porto. “Outro fator que deve atrair os devedores é o esquema descentralizado de atendimento”, acrescenta.
Além do setor de Dívida Ativa do paço municipal, no piso terreno do paço municipal, o atendimento para dívidas com a prefeitura também é feito no Núcleo Administrativo Municipal (NAM, na rua seis, 3265, Alto de Santana) primeiro prédio à esquerda. Nos dois locais o horário é das 9 às 16 horas.
Já as negociações das dívidas das contas de água são feitas no próprio Daae, localizado na avenida 8-A, 360, bairro Cidade Nova. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 9 às 15 horas.
Pelo telefone 3522-1902 é feito atendimento exclusivo aos contribuintes interessados em esclarecimentos e informações sobre o PID.
Quarenta mil devedores estão inscritos na Dívida Ativa do Município. Na prefeitura o valor ultrapassa os R$ 100 milhões e no Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) a dívida é superior a R$ 10,7 milhões.