Rio Claro realizou sábado, 8, a abertura oficial da Semana da Mulher, que neste ano tem o tema “Mulheres em Foco”. “Hoje é um dia de alegria e de reflexões sobre os direitos da mulher”, disse a coordenadora do evento, vereadora Maria do Carmo Guilherme.
Centenas de pessoas participaram das atividades realizadas no Jardim Público. “Esta reunião em torno de um assunto tão importante mostra a unidade e responsabilidade da comunidade rio-clarense”, afirmou o prefeito Du Altimari ao cumprimentar os participantes.
A vice-prefeita Olga Salomão recordou que, quando a Câmara de Vereadores aprovou em 1991 o decreto legislativo que instituiu a Semana da Mulher, o ato era eminentemente político, uma forma de despertar nas mulheres o interesse de lutar por seus direitos e participar das decisões sociais.
“As mulheres por muito tempo foram subjugadas, hoje não precisam mais do consentimento do marido para, por exemplo, comprar um imóvel”, afirmou Rosa Catuzzo, presidente da OAB-Rio Claro. “Temos de saudar aqueles que respeitam as mulheres, exemplo a ser seguido na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou Agnelo da Silva Matos Neto, presidente da Câmara de Vereadores.
Isabel Rezende, assessora de Referência e Atendimento à Mulher, falou de algumas conquistas das rio-clarenses no passado recente – como as adequações no IML e a criação do Centro de Referência e Atendimento à Mulher.
As atividades de sábado também tiveram a participação dos vereadores Júlio Lopes, Raquel Picelli, Dalberto Christofoletti e João Zaine, e de Rosana Pinhatti Altimari, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Informações sobre a programação da Semana da Mulher, que vai até o final do mês, podem ser solicitadas na Câmara Municipal pelo telefone