A região Sul de Rio Claro deverá ganhar uma grande obra viária para acompanhar o crescimento do setor habitacional e educacional em franca expansão. A proposta do prefeito Du Altimari para a implantação de uma nova avenida cruzando a estrada que liga Rio Claro a Piracicaba, foi bem acolhida pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). A avenida teria duas pistas para veículos leves e pesados, e toda a estrutura para a mobilidade de ciclistas e pedestres.
Em reunião na sexta-feira (18) com o diretor de investimentos da Artesp, Theodoro de Almeida Pupo Jr, Altimari destacou a importância da obra para os moradores do Jardim Novo e imediações. “A grande expansão urbana planejada para aquela região do município é outro fator que evidencia a necessidade destes investimentos no local”, afirma o prefeito.
O diretor da Artesp solicitou aos representantes da concessionária Colinas, que também participaram da reunião, para apresentarem em até 30 dias projeto da estrutura básica da intervenção viária. O documento deve ser feito com base no estudo entregue pelo prefeito de Rio Claro e pelo secretário municipal de Governo, Marcos Pisconti Machado, com o conceito estrutural e de sistema viário pré-dimensionando a passagem.
“Nossa proposta é de que as duas pistas, de ida e vinda, contemplem todo o tipo de mobilidade urbana e não apenas carros e motos”, explica o secretário. “Queremos que sejam implantadas ciclovia independente e amplas calçadas dos dois lados da pista, com acessibilidade, iluminação e paisagismo, de maneira urbanisticamente segura e agradável também para os pedestre e ciclistas”, prossegue. Também participaram da reunião os engenheiros Natalino Martins dos Santos, diretor executivo da Colinas, José Mateus Figueira, também da concessionária, e Cícero Salles, da Artesp.
A construção de uma via sob a rodovia Fausto Santomauro nas imediações do Jardim Novo é um pedido que a prefeitura já vinha fazendo à Artesp. Entretanto, o prefeito Du Altimari entende que uma simples passagem em sub-nível, como é comum cruzando estradas intermunicipais, não atende às necessidades dos moradores daquela região. Além disso, há vários investimentos que serão feitos naquela área. Para um dos lados da estrada RC-Piracicaba está prevista a construção de duas mil unidades habitacionais – em projeto já aprovado – e a implantação de uma escola. Para o outro lado, já há projetos de mais investimentos habitacionais e industriais.
Avenidas
A solicitação da prefeitura também faz parte de um conceito urbanístico de avenidas que a administração municipal está implantando em Rio Claro, a exemplo da reestruturação viária das imediações do cruzamento da Rua 1 com Avenida 7 e das obras do anel viário nas proximidades da futura Cidade Judiciária, no bairro São Miguel e da Unesp Bela Vista. São vias amplas que, além de ciclovias e amplas calçadas também levam em conta o transporte coletivo.