Os doze integrantes do Parlamento Jovem de Rio Claro foram recebidos pelo prefeito Du Altimari no Paço Municipal na tarde desta quarta-feira, 4. A visita marcou o início da legislatura dos jovens que ficarão no cargo por três meses.
Os parlamentares estudantes conversaram com o prefeito e ouviram incentivos para que ingressem na vida pública e participem de forma direta no processo de transformação da sociedade.
Altimari lembrou que as manifestações que se dão nas ruas e nas redes sociais são importantes e merecem considerações, mas que, de acordo com o modelo político do País, as mudanças se efetivam somente nas decisões de entidades representativas, em especial dos parlamentos.
O prefeito frisou a importância do Poder Legislativo, lembrando que quando se instala um regime ditatorial, em geral, a primeira medida tomada é o fechamento do espaço parlamentar. Esta fala foi repetida por Altimari momentos depois, na posse do Parlamento do Idoso, em cerimônia na Câmara de Vereadores. “Onde não existe Parlamento, é [regime de] ditadura”, afirmou.
Aos idosos, o prefeito lembrou que no início de 2009 Rio Claro tinha 39 grupos de terceira idade e que hoje são mais de 70, numa referência a atenção que a administração municipal tem oferecido a esta importante parcela da população.
Na recepção aos jovens em seu gabinete, Altimari estava acompanhado do presidente da Câmara – Agnelo da Silva Matos Neto, e dos vereadores Júlio Lopes, Dalberto Christofoletti, Raquel Picelli e João Zaine. O prefeito foi à posse do Parlamento do Idoso acompanhado da presidente do Fundo Social, Rosana Pinhatti Altimari.