O prefeito Du Altimari se reuniu na tarde desta sexta-feira, 13, com o gerente regional do Banco do Brasil, José Carlos Vasconcelos, para novos encaminhamentos referentes à construção de aeroporto regional para o município. “Nossa proposta é unir forças para acelerar as providências necessárias para a concretização do projeto”, explicou Vasconcelos.
O Banco do Brasil foi contratado pelo Governo Federal para executar o Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos Regionais, que destinará R$ 7,3 bilhões para o setor em todo o Brasil.
O Banco do Brasil criou uma diretoria exclusiva para o programa e já contratou empresa de engenharia que fará os estudos de viabilidade técnica e econômica, e também os estudos preliminares para a implantação dos aeroportos. A expectativa é de que até o final de fevereiro de 2014 estes estudos estejam concluídos. O governo federal anunciou que não há restrição financeira para a execução dos projetos.
Na semana passada, o secretário municipal de Governo, Marcos Pisconti Machado, participou em Brasília de reunião promovida pela Secretaria da Aviação Civil com o objetivo de apresentar e explicar as etapas do programa de aeroportos regionais, a ser gerido e fiscalizado pelo Banco do Brasil.
O secretário destaca que Rio Claro está bem avaliado pelo governo federal na condução das etapas necessárias para que o aeroporto regional se concretize. O município já indicou área e publicou decreto declarando-a de utilidade pública, e conseguiu para a área indicada análise prévia positiva do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego (Cindacta 1), do Comando da Aeronáutica.
Outro aspecto favorável ao projeto pleiteado por Rio Claro foi a manifestação do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, em uma das reuniões com o prefeito Du Altimari, em relação a unificação dos projetos de Rio Claro e Piracicaba para que a região tenha o aeroporto.
“Temos procurado cumprir cada etapa que nos é apresentada, na certeza de que um aeroporto regional representará um grande impulso para o desenvolvimento de Rio Claro”, afirma Altimari.
Do Banco do Brasil, também participaram da reunião desta sexta-feira Videvaldo da Silva Rego Junior – superintendente regional de Varejo, Fábio Vinícius de Lima Nóbrega – gerente de relacionamento, e Carlos Eduardo Gozze – gerente geral da agência Rio Claro.