Assim que foi entregue na manhã dessa terça-feira (13), o novo canil de Rio Claro passou a receber os animais transferidos da área central (Avenida 8/Rua 1-B), que passam a ocupar um espaço muito melhor e em local adequado.
Com a transferência finalizada, a prefeitura terá atendido uma das mais importantes reivindicações da população e somado um novo recurso no trabalho de acolhimento de animais que precisam de ajuda e sofrem maus tratos.
O canil foi construído em regime de compensação pela Caprem – Capretz Empreendimentos Imobiliários, Rino Empreendimentos Imobiliários, Covabra Supermercados e Igreja Assembléia de Deus de Rio Claro.
Na inauguração, o prefeito Du Altimari destacou as parcerias que foram possíveis para a concretização da obra: “A lei de compensação no nosso governo garantiu a parceria para essa obra, que é uma estrutura como poucas vistas no Brasil”. O prefeito Altimari também agradeceu todas as equipes da administração e do setor privado que trabalharam para a conquista.
A vice-prefeita Olga Salomão lembrou os entendimentos com a Caprem Empreendimentos Imobiliários em 2014, quando respondia pela Sepladema, para que houvesse a compensação por grande investimento no município na construção do canil. “Encontramos investidores que reconheceram a necessidade da cidade e a responsabilidade de nosso projeto para proteção dos animais; e o resultado é esse que estamos vendo: Rio Claro passa a ter a estrutura adequada ao acolhimento dos animais em situação de risco e maus tratos”, comentou.
O empresário João Vítor Chinelatto, da Caprem, parabenizou a prefeitura pela iniciativa e disse que sua equipe “procurou fazer o melhor para que a obra atendesse à necessidade do município”. A empresa
ainda fez a doação de 250 quilos de ração.
Também participaram da inauguração a secretária da Sepladema, Regina Ferreira da Silva; o secretário da Saúde, Geraldo Barbosa; o secretário de Cultura, Sérgio Desiderá; os vereadores Agnelo Matos e Julinho Lopes; o engenheiro da Rino Empreendimentos, Benedito Spadari Neto; diretores da prefeitura e integrantes de ONGs.