Um novo e melhor cenário para o skate em Rio Claro. Essa é a expectativa de praticantes da modalidade em relação às novas pistas públicas que estão sendo providenciadas pela prefeitura. Dois dos três projetos estão em obras e, mesmo sem estarem finalizados, já aquecem o mercado do esporte na cidade. “De dois skates que estávamos vendendo em média por semana, passamos para dois ou até três por dia”, comemora Felipe Fozzato, proprietário da Galeria Skate Shop.
Boa parte da renovação do interesse pelo esporte na cidade é atribuída ao “burburinho” gerado pelos projetos de novas pistas que estão saindo do papel. A expectativa de Fozzato é que, depois de concluídas, as pistas devam ampliar ainda mais a prática do skate na cidade. Ele fala não apenas como dono de loja, mas como um dos principais incentivadores do skate na cidade, que pratica a modalidade há quase 20 anos e ensina voluntariamente skate em projeto que hoje tem cerca de 100 alunos inscritos.
“A tendência é o nível do skate melhorar em Rio Claro com esses investimentos”, acreditaFozzato, que na manhã de segunda-feira (4) acompanhou junto com o diretor de Políticas Especiais da prefeitura, Luiz Carlos Rezende, o início das obras no Lago Azul de uma das três novas pistas de Rio Claro. Trata-se de reforma que vai repaginar inteiramente a antiga pista de skate do parque, que era pequena e inadequada. O desenho de projeto, doado à prefeitura, é do próprio Felipe Fozzato, que buscou o que existe de mais atual em termos de pista categoria “street”.
“Não será apenas uma ampliação, mas uma ampla modernização e adequação, que incluem nivelamento para corrigir um desnível de mais de 40 centímetros que prejudicava a prática do esporte e resultarão em uma pista praticamente nova”, explica Luiz Rezende, destacando a importância da participação de praticantes de skate na elaboração do projeto e acompanhamento da obra. Orçado em quase R$ 75 mil o trabalho tem prazo de entrega de quatro meses.
Mais duas pistas
Outra iniciativa que deve impulsionar a prática de skate na cidade é a pista que será construída no Centro Histórico de Rio Claro. Localizada na Rua 1 na altura da Avenida 5, a obra será iniciada em breve e fará parte do projeto de reformulação urbanística que a prefeitura realiza nas imediações do cruzamento da Rua 1 com Avenida 7, onde foi aterrado o antigo pontilhão. Uma das possibilidades é conciliar praça e pista de skate contemplando as categorias “street” e vertical. O projeto também é acompanhado de perto pelo skatista Felipe Fozzato que vê nesses projetos uma conquista dos skatistas de Rio Claro.
Outra obra, já em fase de conclusão, é a pista de skate da praça esportiva no Centro de Arte e Esporte Unificado (CEU) que está sendo implantado entre a Vila Verde e o bairro Mãe Preta, na área nordeste do município. “Será mais um estímulo a esse esporte e também a outras modalidades, já que o CEU contará com quadra poliesportiva coberta”, comenta o secretário municipal de Esportes, Reginaldo Breda, informando que o CEU vai atender cerca de 30 mil pessoas de 13 bairros.
Além de construir e reestruturar pistas de skate, a prefeitura também está providenciando a reforma de uma quarta pista, desativada em 2012, e que deverá ser implantada também no Lago Azul.