MENU

accessible_forward Acessibilidade
12 de abril de 2016 Sem categoria

Aplicativo de estudantes do Koelle sobre ecopontos vai ao mundial de robótica

Os nove alunos que compõem a equipe de robótica Pandas, do Colégio Koelle, de Rio Claro, estarão participando do Mundial de Robótica de 4 a 7 de maio, na ilha de Tenerife, que fica no arquipélago das Canárias, na Espanha.  A competição reunirá representantes de 80 países.

O projeto que os estudantes levarão para o mundial é um aplicativo, que fornece a população rio-clarense mais uma ferramenta para conhecer os serviços oferecidos pelo município. Lá, é possível consultar a localização dos ecopontos, os materiais que estes recebem, o endereço da cooperativa que coleta material reciclável e do aterro sanitário, por exemplo. O usuário também fica sabendo sobre o dia em que a coleta seletiva é realizada em seu bairro. O aplicativo EcoPandas está disponível para android no Google Play.

O tema escolhido para o projeto tem vínculo forte com a preservação do meio ambiente e a conscientização da população sobre as práticas de sustentabilidade. Por isso, foi saudado pelo prefeito Du Altimari, que recebeu e parabenizou os jovens pesquisadores no início de março. Os estudantes, que têm de 12 a 15 anos, foram coordenados pelos professores Sueli Menaldo, de Matemática, e Sérgio Barbosa, de Robótica. “Com esses estudantes, Rio Claro confirma sua vocação de centro educacional de qualidade, com instituições que atingem um patamar elevado de ensino, pesquisa e inovação”, avaliou Altimari.

Na ocasião em que estiveram com o Prefeito, os alunos vinham da conquista da fase estadual da competição, realizada em Araras, quando a equipe ficou em primeiro lugar nas categorias desempenho do robô e projeto de pesquisa, além de vencer a etapa final do desafio do robô.  Foi esta classificação que permitiu aos estudantes participarem da etapa nacional, realizada recentemente em Brasília, novamente com resultados expressivos que asseguraram a vaga no mundial da Espanha.

A secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente de Rio Claro, Regina Ferreira da Silva manifestou sua torcida para que o grupo de jovens pesquisadores do Colégio Koelle tenha um excelente desempenho no Mundial de Robótica da Espanha. “Eles provaram que são bons, ganharam confiança com os resultados positivos já obtidos e, certamente, representarão bem o Brasil e nossa cidade na competição” previu.
Pular para o conteúdo