MENU

accessible_forward Acessibilidade
10 de março de 2016 Sem categoria

Aplicativo desenvolvido por estudantes aponta localização de ecopontos

Os alunos da equipe de robótica Pandas do Colégio Koelle de Rio Claro foram recebidos na quarta-feira (9) pelo prefeito Du Altimari. Na visita os alunos apresentaram aplicativo desenvolvido para auxiliar a população no descarte correto de lixo.

“Durante a pesquisa os alunos puderam perceber que a população conta com vários serviços disponíveis para dar a destinação adequada aos resíduos, porém a conscientização é um dos problemas, daí a ideia de desenvolver algo que pudesse auxiliar nesta questão”, observa a professora Sueli Menaldo.

“O município tem trabalhado para equacionar o problema do lixo, exemplos disso são os ecopontos, a ampliação do aterro sanitário e a coleta seletiva”, comenta o prefeito Du Altimari, lembrando também de pontos do município que eram considerados lixões a céu aberto, onde obras foram realizadas recentemente e solucionaram o problema, como as áreas do anel viário, Residencial Jasmim e ecoponto do Cervezão.

Com o aplicativo, a população tem mais uma ferramenta para conhecer os serviços oferecidos pelo município. Lá a comunidade pode consultar a localização dos ecopontos e os materiais que recebem, além dos endereços da cooperativa e aterro sanitário, por exemplo. O usuário também fica sabendo sobre o dia em que a coleta seletiva é realizada no seu bairro. Para ter acesso a todas essas informações basta baixar o aplicativo EcoPandas, que está disponível para android no Google Play.

“Foi muito gratificante participar desta pesquisa, que traz inovação e pode contribuir para a limpeza da cidade”, afirma a aluna Julia Bergmann Bordin.

A secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Regina Ferreira da Silva, parabenizou os alunos pelo trabalho e se disse bastante satisfeita em poder ter contribuído com a pesquisa realizada pelos alunos.

O projeto EcoPandas foi vencedor em três categorias no torneio FLL de robótica, disputado nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Araras. A equipe Koelle Pandas, orientada pelos professores Sueli (matemática), Sérgio (robótica) e Joel (ciências), ficou em primeiro lugar nas categorias desempenho do robô e projeto de pesquisa, além de vencer a etapa final do desafio do robô.

Pular para o conteúdo