Depois de dois anos de implantação, comemorados neste início de julho, o Atende Fácil contabiliza 250 mil atendimentos no período. O número é a somatória dos 120 mil atendimentos registrados no primeiro ano do serviço, mais os 130 mil atendimentos verificados nos últimos 12 meses. Ou seja, no total, tem-se a média de 10.416 atendimentos por mês e 520 por dia, contando-se 20 dias úteis para cada mês.
A estrutura funcional também cresceu nestes dois anos. Atualmente, são mais de 30 funcionários. Dentre os muitos serviços proporcionados à população pelo Atende Fácil, destacam-se a aprovação de projetos, fornecimento de “Habite-se”, abertura de inscrição municipal, certidão negativa de débito, certidão de diretrizes, desmembramento e englobamento de lotes, segunda via de tributos, parcelamento de débitos e ITBI, entre outros procedimentos.
Concentrando todo o atendimento na área mais central da cidade, o Atende Fácil está localizado na Avenida 2, entre as Ruas 2 e 3 e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17 horas. A proximidade com o terminal central de ônibus facilita o acesso dos moradores que dependem do transporte coletivo.
O secretário de Economia e Finanças, Japyr Pimentel Porto, a quem o Atende Fácil está subordinado, afirma que desde a inauguração do serviço, em julho de 2012, a evolução foi acentuada. “Refiro-me à qualidade dos serviços prestados ao contribuinte, à dinâmica do atendimento disponibilizado e à satisfação dos usuários, que conseguem respostas rápidas e tratamento humanizado num único endereço”.
“Há períodos em que a demanda por atendimento cresce, como na época da distribuição do carnê e pagamento das parcelas do IPTU ou das negociações da dívida ativa dos contribuintes”, observa o diretor geral do Atende Fácil, Davidson Cardoso. “No entanto”, acrescenta, “aprimoramos muito nosso trabalho durante este tempo e os ganhos deste esforço conjugado revertem para a população”, acrescenta.