Em 2013 um volume de 72 mil toneladas de lixo foi recolhido em Rio Claro e depositado no aterro sanitário localizado próximo ao Distrito de Assistência. O número indica que cada habitante produziu aproximadamente 360 quilos de lixo no ano.
O levantamento foi feito pelo Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente da prefeitura, com base em todo o resíduo que entrou no aterro e foi submetido à pesagem.
A gestão de resíduos sólidos tem recebido especial atenção da administração municipal e nos últimos cinco anos várias ações foram estabelecidas para melhorar o serviço e a qualidade de vida da população.
Em 2013 a prefeitura inaugurou a Estação de Tratamento de Chorume com a finalidade de processar e tratar o líquido poluente proveniente do lixo depositado no aterro. Foi um avanço, que ainda requer gestões para seu aperfeiçoamento. Uma delas é a autorização para que o chorume tratado possa ter o seu reuso.
O Departamento Municipal de Resíduos Sólidos já solicitou ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) a outorga que permitirá à prefeitura direcionar o produto tratado ao Córrego da Servidão.