Rio Claro tem desenvolvido intensa programação em menção à Consciência Negra. A data é comemorada em 20 de novembro (terça-feira) e para celebrar o Dia da Consciência Negra será realizado nessa terça, às 10 horas, ato cívico na Praça de São Benedito. Participarão do evento autoridades locais, Coral Municipal e acantora Vera Lúcia Santos. Haverá também louvor a Figueira de São Benedito, com participação de sacerdotes de religião de matriz africana, apresentações culturais e musicais, dj’s, venda e exposição de artesanato, comidas típicas, além da apresentação especial dos grupos Cantar da Oxum e Fino Trato.
A programação voltada à Consciência Negra inclui ainda muitas atividades que acontecerão no feriado prolongado. Na quarta (14), quinta (15) e sexta-feira (16) acontece a partir das 19 horas o Concurso Garoto e Garota Nery Black Fashion, no Centro Cultural. O evento terá as presenças do jornalista, publicitário, cartunista e editor chefe da revista Raça Brasil, Maurício Pestana, e da equipe da Agência Mega Models.
No sábado (17) às 9 horas no auditório do NAM haverá o Encontro Zumbi e Companheiras. O evento inclui palestra e debate-papo com Carmen Faustino, professora, arte-educadora e participante do Coletivo Sarau da Casa, e Lucila Isabel Faustino, psicóloga e educadora social, de São Paulo. Haverá também apresentação cultural, venda de artigos da marca afro Deeanto e encerramento com almoço afro-brasileiro para os participantes.
O concurso Beleza Negra Miss e Mister África acontecerá no domingo (18) às 19h30 no Centro Cultural e contará com participação especial das mulheres negras da comunidade no desfile de abertura “Mama África”.
O Patrô/Grasifs recebe na segunda-feira (19) a partir das 19 horas a atividade cultural “Samba: Raiz e Resistência!”, com Comunidades tradicionais de samba de Rio Claro e região tocando o melhor da música brasileira.
Até o dia 23 (sexta-feira), em horário comercial, todos poderão conferir no Paço Municipal a exposição de telas “Consciência Negra é Arte”, do artista plástico rio-clarense Sebastião Emydgio.
Além dessa programação, que prossegue até o dia 29, o mês da Consciência Negra terá desenvolvidas atividades relativas à data no CRAS Terra Nova, CRAS Brasília, Escola Municipal Jardim das Palmeiras, Escola Estadual Barão de Piracicaba, Centro de Ressocialização Feminino e Faculdades Claretianas.
Programação Consciência Negra 2012
“Concurso Garoto e Garota Nery Black Fashion”. Presença do jornalista, publicitário, cartunista e editor chefe da revista Raça Brasil, Maurício Pestana, e da Equipe da Agência Mega Models.
Encontro Zumbi e Companheiras. “Mulheres Negras: resistência, sociedade e as relações de gênero”. Palestra e debate-papo com Carmen Faustino- Professora, arte-educadora e participante do Coletivo Sarau da Casa, e Lucila Isabel Faustino, psicóloga e educadora social, de São Paulo/SP. Apresentação cultural, venda de artigos da marca afro Deeanto e encerramento com almoço afro-brasileiro para os participantes.
Concurso de Beleza Negra Miss e Mister África. Com participação especial das mulheres negras da comunidade no desfile de abertura “Mama África”.
Atividade Cultural: “Samba: Raiz e Resistência!”. Comunidades tradicionais de samba de Rio Claro e região tocando o melhor da música brasileira.
Ato Cívico com autoridades locais, Coral Municipal e cantora Vera Lúcia Santos, louvor a Figueira de São Benedito com participação de sacerdotes de religião de matriz africana, apresentações culturais e musicais, dj’s, venda e exposição de artesanato, comidas típicas e populares. Apresentação especial dos grupos Cantar da Oxum e Fino Trato.
Encontro Vem Jogar Mais Eu – roda de capoeira, roda de conversa e samba de roda tradicional da Ilha de Itaparica.
Encontro Vem Jogar Mais Eu – roda de capoeira e samba de roda tradicional da Ilha de Itaparica.
48º Bate Papo Cultural “Sistema de Cotas nas Universidades: lutas e experiências”. Convidado: Milton Barbosa – Membro Fundador do Movimento Negro Unificado – MNU.
Oficina de bonecas negras com Lucia Makena com foco nas questões de gênero, etnia e geração de renda.