MENU

accessible_forward Acessibilidade
13 de maio de 2011 Sem categoria

Audiência pública nesta sexta-feira, 13, definirá reconstrução do Museu

A Prefeitura de Rio Claro realiza nesta sexta-feira, 13, às 14h, audiência pública para a apresentação e detalhamento do projeto de revitalização do Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga. A audiência, aberta à participação da população vai transcorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal.

O projeto que será apresentado na audiência fornecerá detalhes da revitalização e demais ações encaminhadas pela prefeitura a partir de junho de 2010, quando o prédio histórico, também conhecido como Solar da Baronesa, teve parte de sua estrutura consumida por um incêndio.

De acordo com o projeto, a área física original do prédio será reconstruída e um novo anexo será erguido na parte dos fundos, com conexão entre os dois blocos. O município já tem assegurado o montante de R$ 3,9 milhões para a execução da obra. Os recursos, oriundos do Ministério do Turismo, encontram-se na Caixa Econômica Federal, que é o agente financeiro responsável. Além da verba federal, caberá ao município contrapartida de R$ 350 mil para a realização da obra.

O projeto de reconstrução e da nova ala do museu foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão do governo estadual. Ambas as instituições acompanharam todo o processo de remoção de escombros, separação e identificação de peças, escoramento de paredes e, por fim, o projeto para a reconstrução da parte sinistrada e da inclusão do anexo.

Skip to content