A equipe de Cata-Bagulho da Prefeitura de Rio Claro realizará nesta sexta-feira, 10, a coleta de materiais nos bairros Jardim Cidade Azul, Araucária, Recanto Paraíso, Panorama, Jardim das Paineiras e o trecho do Parque Universitário que vai da Avenida 56 à 62.
O trabalho de Cata-Bagulho é feito de segunda a sexta-feira, atendendo mensalmente cada um dos bairros de Rio Claro. Para saber o dia em que o serviço estará em cada bairro a comunidade deve acessar www.rioclaro.sp.gov.br, e selecionar o link “Serviços”, na parte superior da página.
Os moradores devem colocar na frente da residência, até as 8 horas do dia programado para a coleta, os materiais a serem recolhidos pelo caminhão. Móveis e itens eletrônicos inservíveis, metais, plásticos, óleo de cozinha usado – desde que corretamente embalado, e outros objetos velhos e sem utilidade podem ser deixados na calçada, no dia da coleta, para serem recolhidos. O cronograma é montado por região, abrangendo vários bairros vizinhos.
O Cata-Bagulho faz parte dos esforços da prefeitura para manter a cidade limpa. Com a colaboração da comunidade, o serviço ajuda a dar destinação correta a materiais que, se descartados incorretamente, causam danos ao meio ambiente, entopem galerias de águas da chuva, obstruem as vias públicas e pioram o aspecto dos bairros.
Além de deixar materiais para serem recolhidos pelo Cata-Bagulho no dia de coleta disponibilizado no calendário mensal, a comunidade também pode utilizar os ecopontos implantados pela prefeitura. Já o lixo doméstico deve ser colocado na rua no dia e horário da coleta de lixo domiciliar, que atende todos os bairros de Rio Claro.
Nos ecopontos podem ser destinados materiais recicláveis (plástico, papel, papelão, vidro e metal), móveis velhos, isopor, aparelhos eletrônicos, lâmpadas comuns e fluorescentes, pilhas, baterias, restos de podas de árvores, entulhos de construção (até um metro cúbico) e óleo de cozinha usado embalado adequadamente. Os ecopontos não recebem lixo orgânico, para o qual existe a coleta domiciliar.
Os ecopontos ficam no Cervezão (Rua 6-A, Avenida M21), Jardim São Paulo (Rua 1-A), São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62-A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27) e Jardim das Palmeiras (Avenida 3-JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto).