A Prefeitura Municipal de Rio Claro realizou, na primeira quinzena deste mês, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), Reunião Regional de Acompanhamento dos Projetos Socioambientais ligados às obras físicas financiadas pelo Governo Federal. O evento teve o objetivo de apresentar projetos de Rio Claro e informações sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A apresentação foi desenvolvida pelos técnicos da Caixa Econômica Federal, com a participação de funcionários da instituição em Piracicaba e de responsáveis pelo acompanhamento dos projetos nos municípios vizinhos.
O prefeito de Rio Claro, Du Altimari, abriu a reunião que registrou a presença de representantes das secretarias municipais de Governo, Ação Social, Obras Públicas, Habitação e do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), bem como os técnicos e representantes das empresas que executam as ações.
Para a secretária municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, que acompanha os projetos, “essa troca de idéias e conhecimentos gera uma sinergia muito grande, que impulsiona o desenvolvimento das ações”. Segundo ela, “um aprende com o outro e leva as ações que estão dando certo para outras comunidades, acelerando o crescimento da qualidade de vida dos moradores das regiões onde os projetos são desenvolvidos”.
Além de promover melhorias nos bairros onde as obras são realizadas, os projetos socioambientais são instrumentos voltados à conscientização da população sobre os cuidados necessários na preservação de obras físicas financiadas pelo governo e, conseqüentemente, também na preservação da região, da cidade e do meio ambiente.
Em Rio Claro são desenvolvidos atualmente diversos projetos socioambientais com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), e também por meio do Orçamento Geral da União (OGU). Dentre estes projetos, destacam-se a canalização do Córrego da Servidão, construção de moradias e obras no Jardim Bom Sucesso, Terra Nova e Inocoop.