Gilberto Antonio Bertanha é o novo presidente da Comissão Municipal de Emprego, entidade criada há dois anos e que reúne representantes do Poder Público, dos trabalhadores e empregadores. Bertanha, que pertence ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica e tomou posse em reunião na manhã desta segunda-feira (28), disse que as ações da comissão estarão voltadas ao acesso dos trabalhadores às empresas, especialmente os mais velhos, que precisam se atualizar e ter o espaço que merecem. “O Brasil está envelhecendo e o preconceito com os mais velhos continua grande”, advertiu.
A vice-prefeita e secretária municipal de Governo, Olga Salomão, destacou os critérios de funcionamento da Comissão de Emprego, que discute o assunto – geração de emprego e renda – antes tratado apenas pelo setor patronal. O ritmo de crescimento econômico do município de Rio Claro, “que acompanhou o ritmo do país”, também foi ressaltado por Olga. “Rio Claro está entre os municípios que mais cresceram em 2010”, afirmou
O presidente que deixava o cargo, Cláudio Elisio Brochini, apresentou as realizações de 2010, fornecendo relato dos principais tópicos que marcaram o período aos novos componentes da Com-Emprego. Brochini manifestou sua expectativa de que a Comissão mantenha a postura de atuar como agente facilitador das políticas públicas em benefício do trabalhador.
Meiry de Almeida Sarmento, da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, lembrou que os integrantes da Comissão de Emprego fazem trabalho voluntário e destacou o apoio que o prefeito Du Altimari e seus secretários têm oferecido desde o início de 2009.
Segundo João Luiz Zaine, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, o bom momento vivido por Rio Claro na geração de emprego é também fruto das atividades da Comissão de Emprego. “Em 2010, superamos inclusive municípios de maior porte e mais de 60% das vagas geradas foram no setor industrial”, afirmou.
Da reunião desta segunda-feira, também participaram os vereadores Sérgio Desiderá, Julinho Lopes e Raquel Picelli. Paulo Neves, diretor da Escola Senai, e Neuzeli Morais, secretária executiva da Comissão Municipal de Emprego de Emprego e diretora municipal de Desenvolvimento Econômico participaram da reunião.