Grupo de trabalho do Conselho Municipal de Saúde discutiu o assunto na quarta-feira.
Na quarta-feira (21) o Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro realizou a segunda reunião do grupo de trabalho em saúde do trabalhador e da trabalhadora. A pauta da reunião foi a implantação no município da comissão intersetorial de saúde do trabalhador e da trabalhadora.
Essa comissão intersetorial tem como atribuições a elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador, além de participar na formulação e na implementação das políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho e também na definição de normas, critérios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho.
Para Américo Valdanha Netto, presidente do Conselho Municipal de Saúde, a comissão intersetorial de saúde do trabalhador e da trabalhadora é de extrema importância para o município, garantindo o processo de vigilância em saúde do trabalhador ao possibilitar o exercício do controle social de forma ampliada nos serviços que compõe a rede nacional de atenção integral à saúde do trabalhador. O trabalho é conjunto e tem a participação do Conselho Municipal de Saúde, entidades representativas dos empregados, dos empregadores, entidades de representação da sociedade civil e órgãos públicos que sejam direta ou indiretamente responsáveis pela preservação e recuperação da saúde dos trabalhadores formais e não formais, urbanos e rurais, estejam eles ativos ou aposentados.
O grupo de trabalho do Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro é composto pelos conselheiros Américo Valdanha Netto, Cesar A. Borgi, Viviane Cristina Geraldo, Milton Antonio Roberto e Marta Teresa G. Linardi Bianchi.