Na segunda-feira, 27, a Comissão Organizadora da II Conferência Municipal de Promoção à Igualdade Racial debateu no Centro de Referência e Atendimento à Mulher, a programação e o regimento interno para o evento, que ocorrerá dias 28 e 29 de junho, com os grupos de trabalho que terão a missão de encaminhar propostas para a formulação do Plano Municipal de Promoção à Igualdade Racial. A abertura será às 20 horas do dia 28, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Rio Claro, e as discussões e propostas se darão a partir das 9 horas do dia 29.
A Comissão Organizadora Municipal é constituída por representantes da administração municipal, com cinco membros da Diretoria de Políticas Especiais e um membro de cada uma das seguintes secretarias e autarquia municipais: Ação Social, Administração, Governo, Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Arquivo do Município. Integram, ainda, a Comissão um membro da Câmara Municipal, quatro representantes da sociedade Civil/Conselho Municipal da Comunidade Negra e um representante do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial.
Com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”, a II Conferência Municipal de Promoção à Igualdade Racial precede às conferências Regional, Estadual e Nacional. Para fortalecer a interligação com outros municípios foi aprovada na reunião a abertura de um espaço para um observatório, em conjunto com os 22 municípios do aglomerado urbano de Piracicaba, a fim de realizar trabalhos futuros.
A comissão discutiu também abrir espaço para Conferências Livres. Os grupos que se interessarem em agendar uma dessas conferências poderão entrar em contato de 10 a 21 de junho, pelo email integracaoracial@prefeiturarc.rc.sp.gov.br.