Mais de 100 diretrizes foram aprovadas na Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que aconteceu de 23 a 25 de março, em Brasília. Promovida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a Conferência contou com a participação de cerca de 1.500 delegados que representaram 18 Estados e o Distrito Federal e mais de mil municípios brasileiros.
Entre os temas que foram consenso estão a criação da carreira de Agente da Defesa Civil; a implementação do Fundo Nacional de Defesa Civil; e a obrigatoriedade dos governos estaduais e municipais constituírem conselhos de Defesa Civil com a participação da sociedade.
O diretor da Defesa Civil e delegado nato, Danilo de Almeida participou, juntamente com a comitiva de Rio Claro do evento em Brasília
Com a presença garantida no evento, por terem coordenado a 1ª Conferência da Defesa Civil de Rio Claro, viajaram a Brasília o diretor do Departamento de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança e delegado nato, Danilo de Almeida; a professora doutora Iara Regina Nocentini André, do Departamento de Geografia, da Unesp, campus de Rio Claro, além de Cláudio Francisco Santana e Izilda Francisca Arena Bortolin, delegados eleitos na conferência realizada no município em fevereiro.
O diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo de Almeida, disse que a participação da comitiva rio-clarense no evento foi muito importante para discutir e avaliar as políticas públicas na prevenção de desastres. “O encontro foi fundamental para discutir com representantes da sociedade civil e do poder público ações e objetivos para os próximos anos”, comenta. “Uma ampla mobilização é fundamental para reduzir as vulnerabilidades de cada região”, acrescenta.