MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de fevereiro de 2018 Sem categoria

Contribuintes de Rio Claro optam por pagar IPTU à vista e economizam

Dos mais de 95.000 carnês de IPTU que estão sendo distribuídos neste ano pela prefeitura de Rio Claro, apenas pouco mais e 4.700 já foram pagos. A grande maioria dos contribuintes que já pagou o IPTU 2018 aproveitou o maior desconto oferecido pela prefeitura. Praticamente 80% dos pagamentos feitos até agora foram à vista, o que garante 10% de abatimento no valor total do carnê. “É uma boa economia e ainda está em tempo de aproveitar essa oportunidade de ficar em dia com os cofres públicos pagando menos”, comenta o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich, lembrando que a parcela única pode ser paga até o próximo dia 20.

Outra opção para o contribuinte é parcelar o tributo em até 11 vezes. A primeira parcela também vence no dia 20 de fevereiro. O pagamento em dia vale 3% de desconto no valor de cada parcela, ou seja, quem pagar as 11 cotas em dia terá no final 3% de desconto no valor total do carnê.

Os números mais recentes da prefeitura apontam que dos 4.706 contribuintes que já pagaram o IPTU deste ano, 3.758 optaram pela quitação do carnê em uma parcela, e outros 948 parcelaram.

A entrega dos carnês está sendo finalizada pelos Correios. Neste ano a prefeitura ampliou as opções de pagamento do tributo, que está sendo recebido no Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal, nas casas lotéricas e na cooperativa de crédito Sicoob Crediacirc.

Mais de 95.400 boletos estão sendo entregues. Se todos os carnês do IPTU 2018 forem pagos até o final do ano, a arrecadação deste ano em Rio Claro será de aproximadamente R$ 91 milhões. Não há aumento real no valor do IPTU em relação ao ano passado, apenas atualização monetária, de 2,54%, relativa à inflação aferida entre outubro de 2016 e setembro de 2017 pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

Pular para o conteúdo