O prefeito Du Altimari confirmou nesta quinta-feira, 1º de julho, a assinatura de convênio, na véspera, com o governo estadual, para a recuperação da ponte Poço Fundo, sobre o Rio Passa Cinco, localizada na estrada municipal RCL-485, na divisa dos municípios de Rio Claro e Ipeúna.
O valor conveniado, no total de R$ 846.191,67 será dividido em partes iguais, entre a prefeitura e o Estado, cabendo a cada lado 50% do investimento previsto. O prefeito Du Altimari, contudo, informou que espera contar com cooperação do prefeito Ildebran Prata, de Ipeúna, para uma possível divisão do percentual de 50% que caberá a Rio Claro entre as duas prefeituras ”já que ambas as cidades serão beneficiadas com a obra”, justificou.
A assinatura do convênio ocorreu na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em São Paulo, com a participação do Major PM Mauro Cezar Ricciarelli, subdiretor do Departamento de Defesa Civil, e do Capitão PM Marcos de Paula Barreto. A expectativa da prefeitura de Rio Claro, agora, é de iniciar a obra neste semestre. De acordo com o projeto aprovado, a ponte será construída em concreto e terá pista simples, com vão de 25 metros entre as duas extremidades.
“Temos insistido em obras que contemplam a área rural do municipal e estamos cientes de que a conservação das estradas e pontes colabora para o desempenho da agricultura e pecuária, devido ao peso e tradição que o setor tem na composição dos nossos indicadores econômicos”, ponderou o prefeito. Sobre isso, Altimari lembrou que o governo estadual, via Secretaria de Estado da Agricultura, já recebeu sete pedidos de pontes para o município desde o ano passado.
Quatro dessas reivindicações, que se referem a pontes metálicas padronizadas, de seis metros de comprimento por quatro metros de largura já estão asseguradas. Elas serão implantadas nos seguintes locais: Estrada Rural Rio Claro-Araras, também conhecida como antiga estrada da Rua 6 ou Estrada do Batalha; Estrada do Sitinho, sobre o córrego, logo após Fazenda Santa Rosa; Estrada do Loteamento Fazendinha, saindo do distrito de Batovi, altura do sítio Hummel, atravessando uma passagem de gado; e no ribeirão das Moscas, na Estrada da Mata Negra.