MENU

accessible_forward Acessibilidade
25 de novembro de 2014 Sem categoria

Cooperviva completa 12 anos e ganha destaque internacional

Aos 12 anos de existência, a Cooperviva, cooperativa dos catadores de material reaproveitável de Rio Claro, está ganhando destaque internacional. O serviço dos cooperados foi tema de trabalhos apresentados recentemente na Espanha México e Portugal, enquanto municípios paulistas têm procurado na Cooperviva referências para os trabalhos no setor de reciclagem.

“Rio Claro está servido de exemplo para o Brasil nessa área e, mais recentemente, também para outros países”, comentou o prefeito Du Altimari durante a comemoração de aniversário da cooperativa na semana passada, destacando os esforços e organização da Cooperviva que levou o município a atingir 100% de bairros atendidos com a coleta.

Esse trabalho serviu de base para o estágio em resíduos sólidos feito em outubro pela professora de geografia da Unesp, Ana Tereza Caceres Cortez, na Universidade Autônoma de Madri, dentro do curso de pós-graduação em gestão e tratamento de resíduos.

Outro trabalho, na área de economia solidária, foi apresentado em outubro e novembro pelos professores Áureo Mendes e Silvia Ortigoza, no congresso ibérico de geografia, na universidade de Guimarães, em Portugal.

Além disso, no início deste mês, o gestor ambiental Valdemir dos Santos de Lima esteve no México falando sobre o trabalho da Cooperviva.

“É um reconhecimento pelo trabalho já feito e uma motivação para continuarmos lutando para melhorar a coleta seletiva e o tratamento de recicláveis”, comenta a vice-prefeita Olga Salomão, lembrando que a prefeitura vem participando ativamente desse processo junto com a cooperativa.

Outro exemplo do destaque rio-clarense no setor está nas visitas feitas por representantes de cidades para conhecer o trabalho desenvolvido no município pela Cooperviva. “Trata-se de uma grande luta de vocês, que dão exemplo ao combinar uma fonte de renda digna e respeito ao meio ambiente”, comentou a vereadora Raquel Picelli ao cumprimentar os integrantes da cooperativa pelos 12 anos da entidade.

Já o vereador Júlio Lopes destacou a necessidade de dar prosseguimento à ampliação do trabalho da Cooperviva. “Existe ainda uma grande demanda em coleta de resíduos sólidos no município”, comentou, lembrando que ainda há no Brasil muito material sendo descartado indevidamente, poluindo rios e o meio ambiente em geral. “Além disso, podemos reduzir ainda mais a quantidade desse tipo de material que segue para os aterros sanitários”, esclareceu.

O evento de comemoração dos 12 anos da Cooperviva também contou com a presença de sua presidente, Inair Francisca da Rocha Marcelino, da Secretária de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira e da Secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Regina Ferreira da Silva, e representantes de cooperativas de Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara, Leme e Franca.

Pular para o conteúdo