O Coral Municipal de Rio Claro está comemorando seu 19º aniversário de criação. Formado em 25 de janeiro de 1995, pelo maestro Daniel dos Santos Pedroso, que permanece à frente do projeto, o Coral vai celebrar a data com um concerto do grupo, incluindo também solistas. A apresentação será realizada neste sábado, 25, às 20h30, com entrada franca, no Casarão da Cultura, localizado na Avenida 3, esquina com Rua 5, centro da cidade.
O repertório da apresentação especial terá no repertório coros de ópera e sacro, além de solos, duetos e quarteto que interpretarão composições de Bach, Mozart, Schumann, Gershwin, Puccini, Bizet e Vila Lobos, entre outros.
Em seu histórico de quase duas décadas de existência, o Coral Municipal de Rio Claro sempre trabalhou com repertório variado, utilizando técnicas de canto e de palco. O virtuosismo do grupo brindou o público rio-clarense e de toda a região, demonstrando e confirmando a qualidade musical que o caracterizou desde as primeiras apresentações. Grande parte dos arranjos feitos para o coral é de autoria do próprio maestro e regente.
Em 19 anos, o Coral do município teve participação nas óperas Carmen, O Elixir do Amor, La Traviatta e A Flauta Mágica, em parceria com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro e a Cia de Ópera de São Paulo. Também teve produções independentes, como a ópera Dido e Aeneas, A Flauta Mágica in Concert e Bodas de Fígaro. Levou para o público, além disso, homenagens a grandes vultos da música brasileira e erudita internacional, como ocorreu nos tributos a Dalva de Oliveira, Zequinha de Abreu e Robert Schumann.
Uma das obras provavelmente menos visíveis e, no entanto, mais importantes realizadas pelo Coral Municipal de Rio Claro durante todos estes anos foi, sem dúvida, a formação de muitos cantores, que desenvolveram suas aptidões, lapidaram o talento natural e seguem carreira em várias partes do país.