A cota única e a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Rio Claro vencem no dia 27 de fevereiro. Como acontece todo ano, o valor do IPTU tem atualização monetária que, para 2015, corresponde à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, no período de outubro de 2013 a setembro de 2014. Essa atualização é de 6,74%.
A prefeitura de Rio Claro dará desconto de 10% para quem optar pelo pagamento do IPTU em parcela única. No caso do pagamento parcelado, o contribuinte rio-clarense terá 3% de desconto em cada parcela paga em dia.
Os carnês do IPTU deste ano começam a ser enviados às residências na próxima semana, segundo informou o Banco do Brasil, empresa vencedora da concorrência pública para fazer a impressão dos boletos.
Quem quiser se adiantar e fazer o pagamento à vista ou da primeira parcela do tributo antes da entrega dos carnês, pode entrar no site da prefeitura, no endereçowww.rioclaro.sp.gov.br e imprimir o documento. O acesso ao documento é feito pelo banner que aparece sobre a página principal ao se entrar no site. O contribuinte deve informar o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel, dados que constam no carnê de IPTU de anos anteriores. Depois deve enviar esse e os demais dados solicitados e optar entre a cota única ou as parcelas.
Outra alternativa para os contribuintes que não quiserem esperar o carnê em casa é solicitar a impressão da parcela única ou da primeira parcela no Atende Fácil, na Avenida 2 entre as ruas 2 e 3, no Centro. Nesse caso é preciso levar a referência cadastral ou um carnê anterior do imóvel.