O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro iniciou na quarta-feira (25), as intervenções setoriais na Central de Distribuição de Água da ETA II, localizada na região do Distrito Industrial, área norte do município.
O trabalho está sendo coordenado pelo departamento de engenharia da autarquia e será executado pela Athena Engenharia, empresa vencedora da concorrência pública e especializada no processo de recuperação e impermeabilização de reservatórios. Na sexta-feira (20), o superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira, assinou a ordem de serviço para o inicio das obras que envolvem o sistema de abastecimento de água.
Para realizar do serviço o município garantiu verba de R$ 3,6 milhões do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). A verba será repassada pela Caixa Econômica Federal.
A Central de Distribuição de Água possui cinco grandes células (reservatórios), com capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água tratada, totalizando 10 milhões de litros de água e que atendem diversos bairros de Rio Claro.
O diretor técnico do Daae, Alexandre Lellis Colicchio acompanhou o inicio dos trabalhos e explicou que o processo de impermeabilização será feito de forma gradativa. Cada reservatório será esvaziando individualmente. A previsão é de que a obra seja concluída em aproximadamente 120 dias.
“Vamos trabalhar com todo cuidado, para não prejudicar o abastecimento de água à população”, reforçou o engenheiro.
O Daae vai investir mais de R$ 1,2 milhões na recuperação e impermeabilização do reservatório apoiado. É um trabalho fundamental de combate a perdas de água. O processo irá acabar com o desperdício de mais de um milhão de litros de água tratada por dia, gerando benefícios para a coletividade e para o meio ambiente.