Mais de duas mil pessoas passaram pela praça São Benedito, em Rio Claro, na quarta-feira (20) durante a comemoração do Dia Municipal da Consciência Negra. As atividades, que aconteceram durante todo o dia e noite, foram marcadas por ampla programação cultural. “Foi um momento de reflexão que, esperamos, seja renovado diariamente na busca de uma sociedade mais igualitária e menos injusta”, comenta a vice-prefeita Olga Salomão, que falou durante o ato cívico que abriu a programação.
Ainda pela manhã, as cantoras Du Carmo, Negra Flausino, Patty Venâncio e Vera Santos celebraram Zumbi dos Palmares com repertório afrobrasileiro. Alunos da escola municipal Marcelo Schmidt declamaram poemas feitos pelos alunos em homenagem ao grande líder negro e a escola municipal Antonio Maria Marrote fez apresentação de Jongo (canto, dança e utilização de instrumentos de percussão, confeccionados com materiais recicláveis).
Os vereadores Raquel Picelli e José Pereira dos Santos (Pereirinha) – autor da lei que instituiu o feriado referente ao Dia Municipal da Consciência Negra em Rio Claro – também participaram do ato cívico, assim como representantes de entidades ligadas à comunidade negra, como a presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Divanilde de Paula; Pai Henrique, do templo Umbanda Lúcia Oiá caboclo 7 Cachoeiras; o presidente da Federação Umbandista Caminho dos Orixás (Fuco), Pai André; Pai Silvio de Xangô, do Ilê Axé Obá Odokiram; e Mãe Chaleny de Exú.
Outro destaque da manhã foi a entrega dos certificados de conclusão do programa Comunidade Negra Vai à Escola e o lançamento das revistas em quadrinhos “No quintal da Figueira” e “O menino da chacrinha”, ambas falando da história da comunidade negra de Rio Claro. O projeto foi realizado em parceria com Daniela Abreu, Monique Marques, Ivan Bonifácio, Ariovaldo Bueno, Vera Santos, Dona Diva e Professor Dito, que também estiveram presentes à cerimônia.
Já o Festafro marcou a tarde e à noite com as participações do projeto Gostas de Samba, Abadá Capoeira, Etiqueta Modelos e Manequins, Black White Crew, Sentimento Real, Mc’s Nativo e William, Máfia Fundão, No Terreiro do Tambu, Dj’s da Banca Forte da Sul, Dj Erick Jay e Márcio Art.
As atividades das comemorações da Consciência Negra em Rio Claro prosseguem até o dia 30. São oficinas, palestras, eventos culturais, cerimônias religiosas, concurso de beleza, fóruns, debates e a pré-conferência da saúde para a população negra. A programação é aberta ao público e acontece de maneira descentralizada, em vários locais da cidade.
Realizadas pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro em parceria com a prefeitura, por intermédio da diretoria de Políticas Especiais e com ação intersecretarial envolvendo vários setores, as atividades têm organização marcada pela forte presença de diversos segmentos da sociedade rio-clarense. Participam a Grasifs Voz do Morro, Pastoral Afro de Rio Claro, Tamoyo, Etiqueta Modelos e Manequins, Templo de Umbanda Lúcia Oiá Caboclo 7 Cachoeiras, Associação de Moradores do Bonsucesso/Novo Wenzel, Associação Cruzeiro do Sul, Equipe Palmares, Photo & Prosa.