MENU

accessible_forward Acessibilidade
21 de novembro de 2013 Sem categoria

Dia da Consciência Negra reúne milhares na Praça São Benedito

Mais de duas mil pessoas passaram pela praça São Benedito, em Rio Claro, na quarta-feira (20) durante a comemoração do Dia Municipal da Consciência Negra. As atividades, que aconteceram durante todo o dia e noite, foram marcadas por ampla programação cultural. “Foi um momento de reflexão que, esperamos, seja renovado diariamente na busca de uma sociedade mais igualitária e menos injusta”, comenta a vice-prefeita Olga Salomão, que falou durante o ato cívico que abriu a programação.

Ainda pela manhã, as cantoras Du Carmo, Negra Flausino, Patty Venâncio e Vera Santos celebraram Zumbi dos Palmares com repertório afrobrasileiro. Alunos da escola municipal Marcelo Schmidt declamaram poemas feitos pelos alunos em homenagem ao grande líder negro e a escola municipal Antonio Maria Marrote fez apresentação de Jongo (canto, dança e utilização de instrumentos de percussão, confeccionados com materiais recicláveis).

Os vereadores Raquel Picelli e José Pereira dos Santos (Pereirinha) – autor da lei que instituiu o feriado referente ao Dia Municipal da Consciência Negra em Rio Claro – também participaram do ato cívico, assim como representantes de entidades ligadas à comunidade negra, como a presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Divanilde de Paula; Pai Henrique, do templo Umbanda Lúcia Oiá caboclo 7 Cachoeiras; o presidente da Federação Umbandista Caminho dos Orixás (Fuco), Pai André; Pai Silvio de Xangô, do Ilê Axé Obá Odokiram; e Mãe Chaleny de Exú.

Outro destaque da manhã foi a entrega dos certificados de conclusão do programa Comunidade Negra Vai à Escola e o lançamento das revistas em quadrinhos “No quintal da Figueira” e “O menino da chacrinha”, ambas falando da história da comunidade negra de Rio Claro. O projeto foi realizado em parceria com Daniela Abreu, Monique Marques, Ivan Bonifácio, Ariovaldo Bueno, Vera Santos, Dona Diva e Professor Dito, que também estiveram presentes à cerimônia.

Já o Festafro marcou a tarde e à noite com as participações do projeto Gostas de Samba, Abadá Capoeira, Etiqueta Modelos e Manequins, Black White Crew, Sentimento Real, Mc’s Nativo e William, Máfia Fundão, No Terreiro do Tambu, Dj’s da Banca Forte da Sul, Dj Erick Jay e Márcio Art.

As atividades das comemorações da Consciência Negra em Rio Claro prosseguem até o dia 30. São oficinas, palestras, eventos culturais, cerimônias religiosas, concurso de beleza, fóruns, debates e a pré-conferência da saúde para a população negra. A programação é aberta ao público e acontece de maneira descentralizada, em vários locais da cidade.

Realizadas pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro em parceria com a prefeitura, por intermédio da diretoria de Políticas Especiais e com ação intersecretarial envolvendo vários setores, as atividades têm organização marcada pela forte presença de diversos segmentos da sociedade rio-clarense. Participam a Grasifs Voz do Morro, Pastoral Afro de Rio Claro, Tamoyo, Etiqueta Modelos e Manequins, Templo de Umbanda Lúcia Oiá Caboclo 7 Cachoeiras, Associação de Moradores do Bonsucesso/Novo Wenzel, Associação Cruzeiro do Sul, Equipe Palmares, Photo & Prosa.

Pular para o conteúdo