No Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20), Rio Claro realiza uma série de atividades na Praça São Benedito, onde acontecerá ato cívico pela manhã e ampla programação cultural à tarde e à noite.
No ato cívico, que começa às 10 horas, autoridades e outros representantes da sociedade falarão sobre a importância da data. A cerimônia terá participação das cantoras Du Carmo, Nega Flausino e Vera Santos.
Às 13 horas começa a Festafro da Consciência Negra, prevista para acontecer até as 22 horas com apresentações culturais dos grupos Black White Crew, Oro Ari, Abadá Capoeira Rio Claro e Bateria Pegada Louca, além da presença de Miss e Mister África 2013 e exposição e mostra cultural do projeto Comunidade Negra Vai à Escola.
Outro destaque da programação é o grande show com o sambista Márcio Art e o DJ Erick Jay. O público também vai curtir performances com o melhor da música negra com a Banca Forte da Sul e convidados. Além da ampla praça de alimentação com comidas típicas e populares, haverá venda e exposição do artesanato local.
O ato cívico é organizado pela prefeitura por intermédio da diretoria de Políticas Especiais e a Festafro da Consciência Negra é uma realização do Conselho Municipal da Comunidade Negra, em parceira com a diretoria municipal de Políticas Especiais.
A praça São Benedito, referência histórica e cultural de Rio Claro intimamente ligada à trajetória da comunidade negra no município, receberá as atividades na esquina da Rua 9 com Avenida 13, bairro São Benedito.
Atividades
As atividades das comemorações da Consciência Negra em Rio Claro prosseguem até o dia 22. São oficinas, palestras, eventos culturais, cerimônias religiosas, concurso de beleza, fóruns, debates e a pré-conferência da saúde para a população negra. A programação é aberta ao público e acontece de maneira descentralizada, em vários locais da cidade.
Realizadas pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro em parceria com a prefeitura, por intermédio da diretoria de Políticas Especiais e com ação intersecretarial envolvendo vários setores, as atividades têm organização marcada pela forte presença de diversos segmentos da sociedade rio-clarense. Participam a Grasifs Voz do Morro, Pastoral Afro de Rio Claro, Tamoyo, Etiqueta Modelos e Manequins, Templo de Umbanda Lúcia Oiá Caboclo 7 Cachoeiras, Associação de Moradores do Bonsucesso/Novo Wenzel, Associação Cruzeiro do Sul, Equipe Palmares, Photo & Prosa.