Como prometera e como já ficara consubstanciado com a realização de eleições livres no distritos para e escolha dos subprefeitos, ano passado, com notável participação das comunidades envolvidas, o governo municipal de Rio Claro vem realizando ações, em várias frentes, para levar mais qualidade de vida aos bairros rurais.
No ribeirão das Araras, altura da Rua Um, a improvisada ponte foi substituída por tubulações apropriadas e, da mesma forma, na região do Jardim Fazendinha, a travessia do córrego, que precisava ser feito dentro da água, foi reformulada, aliviou o drama dos usuários, mas deve receber um tratamento definitivo em breve.
Na lista das benfeitorias que a prefeitura cumpriu em Batovi, figura também a tradicional Igreja Sagrada Família, onde os passeios do pátio externo – até então na terra batida – receberam providencial capa de asfalto frio, favorecendo os pedestres e fiéis. A Escola Municipal Denizard França Machado, por sua vez, foi revitalizada com nova pintura e iluminação ao redor do prédio. Estradas rurais nos fundões do Jardim Fazendinha foram incluídas na atenção que a prefeitura reserva ao distrito, com a realização de obras de recuperação nas vias e nas três do pequeno bairro.
Atendido também no âmbito do distrito de Batovi, o bairro rural de Itapé foi contemplado com melhorias no campo de futebol local, recuperação do vestiário, pintura na quadra poliesportiva e adequação da iluminação da igreja local. O subprefeito Benedito Fernandes Barbosa Filho, o Ditinho Batovi, como é chamado naquela região, atesta que a situação da segurança, ali, é bem mais tranqüilizadora. Ele confirma que a presença de viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar no distrito tem sido mais freqüente, contribuindo para a redução da violência naquela região.
No distrito de Assistência, a percepção de que a segurança aumentou é reafirmada pelo subprefeito Luis Capp Júnior, o popular Tico. “Segurança nunca é demais, mas o fato é que a criminalidade anda em queda por aqui”, diz Tico. E complementa: “Todos os subprefeitos estão sendo ouvidos pela prefeitura, temos tido apoio da administração e percebemos que há um esforço para atender as nossas reivindicações, não diferenciando distritos e sede”.
As ações em Assistência valorizam a ecologia. O distrito já plantou 250 mudas de ibisco, murta e escumilha, entre outras espécies, nas calçadas das vias públicas e renovou uma área de proteção ambiental, com o plantio de 80 árvores frutíferas (jabuticabeiras, ameixeiras, mangueiras etc) e mais 200 mudas de espécies nativas da região, todas nas proximidades das margens do córrego que corta o distrito. A subprefeitura do distrito também foi contemplada com três palmeiras grandes, plantadas na frente do prédio.
No âmbito das obras físicas, foram implantados sete sistemas simples de drenagem na Avenida 9, que devem solucionar problemas de acúmulo de água no solo das residências beneficiadas. Foi executada também a sinalização de trânsito – aérea e de solo – nas ruas do distrito, bem como houve investimento no sistema de iluminação, contemplando a Rua 6, mas com previsão de se entender a outros pontos já identificados pela prefeitura.
Serviços de tapa-buracos nas vias entraram na lista de ações desenvolvidas no distrito e resta um trecho a ser completado pela prefeitura. Há boas notícias também quanto ao funcionamento do Projeto Presença Esperança, que está recebendo um gerenciamento dinâmico por parte da coordenadora local, o que acarreta sensíveis ganhos na qualidade do atendimento dispensado às 47 crianças que freqüentam a instituição no horário oposto ao da escola.