MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de outubro de 2010 Sem categoria

Semana Ulysses começa sexta-feira em Rio Claro

A 14ª Semana Ulysses Guimarães começa em Rio Claro nessa sexta-feira, dia oito. A solenidade de abertura acontece às 9 horas com solenidade na Praça da Liberdade, local onde está o busto do mais famoso político oriundo da Cidade Azul.

A solenidade terá a presença de autoridades, como o prefeito Du Altimari, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Ruy Fina, e representantes da Câmara Municipal falando sobre a importância de Ulysses para o país.

Uma série de atividades está sendo preparada para celebrar a memória do ex-deputado Constituinte ao longo dos próximos dias.  Entre elas, a Corrida 9k Ulysses Guimarães, que acontece no domingo a partir das 9 horas. A prova será aberta pelo medalhista olímpico Robson Caetano.

Serão nove quilômetros de percurso na Floresta Navarro de Andrade, para competidores a partir de 18 anos. Haverá prêmios em dinheiro e troféus. Quem preferir, pode participar da caminhada de um quilômetro e meio da Trilha da Saúde, também na Floresta.

As inscrições, tanto para a corrida quanto para a caminhada, estão sendo feitas na loja Item 2 Moda Jovem, rua seis, 1498, esquina com avenida oito, Centro. Para se inscrever, basta entregar um quilo de alimento não perecível, que será repassado ao Fundo Social de Solidariedade. Também é possível fazer a inscrição pelo endereço eletrônico [email protected].

Ainda no domingo Robson Caetano fará palestra aberta ao público a partir das 15 horas no hotel Central Park, na avenida um. Além de falar sobre sua carreira, o ex-velocista vai abordar aspectos da modalidade que o consagrou no atletismo.

A série de eventos da Semana Ulysses também, nos próximos dias, inclui exposição do acervo da biblioteca do ex-deputado e lançamento do acesso online de vários documentos ligados ao homenageado.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na Fundação Ulysses Guimarães pelo telefone (19) 3523-7226.

História

Ulysses Silveira Guimarães nasceu em Rio Claro no dia 6 de outubro de 1916. Filho do coletor federal Ataliba Silveira Guimarães e da professora primária Amélia Correa Fontes exerceu diversas atividades: foi advogado, professor, escritor e, até mesmo, diretor da Federação Paulista de Futebol.

Mas foi na política que desempenhou o papel de maior destaque para o País: o de defensor intransigente da democracia, da liberdade e de um Brasil mais justo. Foi o grande nome na campanha por eleições diretas no Brasil no início da década de 80 e na Assembléia Nacional Constituinte. Lutou para que a votação do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello não fosse secreta – como queriam alguns parlamentares, na esperança de reverter a decisão defendida pela voz das ruas.

Ulysses Guimarães ingressou na política cedo. Mas foi entre 1947 e 1950 que atuou como deputado estadual em São Paulo. E, por 11 vezes seguidas, venceu as eleições para deputado federal, também pelo seu estado natal.

Formado em Ciências Jurídicas Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1940), iniciou os primeiros estudos em Rio Claro. Depois, cursou o secundário no Grupo Escolar de Lins (SP). Em 1932, diplomou-se professor primário pela Escola Normal Livre de Lins.

Em São Paulo, aperfeiçoou seus conhecimentos no Instituto de Educação Caetano de Campos. Na capital paulista, deu aulas particulares e integrou o corpo docente de vários ginásios, ensinando latim e história. Na faculdade, se tornou presidente da Associação Acadêmica Álvares de Azevedo e participou das atividades do Centro Acadêmico 11 de Agosto.

Exerceu a advocacia em São Paulo, especializando-se em direito tributário. No início dessa mesma década é que se tornou diretor do Santos Futebol Clube e da Federação Paulista de Futebol. Em 1945, no processo de redemocratização do país, Ulysses ingressou no Partido Social Democrático (PSD), onde permaneceria até a extinção da legenda, em 1965.

Em janeiro de 1947, elegeu-se deputado à Constituinte em São Paulo. Em 1949 tornou-se o líder da bancada pessedista na Assembléia Legislativa. Em outubro de 1950, aos 34 anos, disputou uma cadeira de deputado federal, permanecendo no cargo até os 76 anos, quando ocorreu o acidente de helicóptero, em Angra dos Reis, no Sul Fluminense, que lhe tirou a vida, a de sua mulher Ida de Almeida (a Mora), a do senador Severo Gomes e a de sua esposa. O acidente ocorreu em 1992, seis dias após Ulysses completar 76 anos. (Informações extraídas do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro – da Fundação Getúlio Vargas – Volume III).

Skip to content