MENU

accessible_forward Acessibilidade
06 de outubro de 2011 Sem categoria

Emoção marca homenagem a Ulysses Guimarães

Um clima de enorme emoção marcou a solenidade em memória de Ulysses Guimarães realizada na manhã de quinta-feira (6) na Praça da Liberdade, em Rio Claro. Em um dos momentos mais marcantes, Oswaldo Dante Manicardi, que foi assessor de Ulysses por mais de 40 anos, usou da palavra para falar sobre o amigo e a justa homenagem que recebe na Cidade Azul. “Sinto-me um rio-clarense”, afirmou, bastante comovido.

A grande quantidade de alunos que compareceu ao evento também foi destaque. Estudantes do Bayeux mostraram talento musical ao embalarem a solenidade com belas melodias, e representantes da escola Marcelo Schmidt também enalteceram a memória de Ulysses Guimarães.

“É revigorante ver uma figura essencial de nossa história ser celebrada pelas novas gerações”, comenta o prefeito Du Altimari, que também fez uso da palavra para destacar a importância de Ulysses Guimarães para o país.

Com as presenças da vice-prefeita Olga Salomão e dos vereadores Sérgio Desiderá, Julinho Lopes e Maria do Carmo Guilherme, que falou em nome da Câmara Municipal, o evento também foi marcado por homenagem à dona Zilah Raab Sampaio, que faleceu neste ano e foi amiga de Ulysses Guimarães. Já a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosana Altimari, depositou um vaso de flores junto ao busto de Ulysses.

O presidente da diretoria executiva da Fundação Ulysses Guimarães, Ruy Fina, que também conviveu com Ulysses Guimarães, foi outro destaque da solenidade, que neste ano aconteceu pela 15ª vez. “Não podemos nos esquecer que princípios fundamentais como a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa estão intimamente ligados, em nosso país, à constante luta de Ulysses Guimarães pelo aprimoramento da sociedade brasileira”, destacou.

A atividade também marcou a entrada do professor da Unesp, Antonio Carlos Simões Pião, no Conselho Deliberativo, Curador e Fiscalizante da fundação, em substituição à dona Zilah. A oficialização foi conduzida pelo prefeito Du Altimari e por Lincoln Magalhães, presidente do Conselho Deliberativo, Curador e Fiscalizante da Fundação Pública Municipal de Rio Claro “Ulysses Silveira Guimarães”.

Os participantes também assistiram no Casarão da Cultura um documentário sobre Ulysses, material de aproximadamente 15 minutos produzido pelo Arquivo Público Municipal de Rio Claro.

Pular para o conteúdo