Com a participação de cerca de 50 pessoas, Rio Claro realizou na quarta-feira (31) Encontro de Mulheres Negras, que discutiu o futuro da juventude negra. A atividade foi realizada em menção ao Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
“O encontro foi muito produtivo, contando com participação do público, que compareceu ao auditório da diretoria de Políticas Especiais e enriqueceu o debate, questionando e interagindo com as palestrantes”, comenta Luiz Carlos Rodrigues Rezende, diretor de Políticas Especiais.
Foram abordadas as perspectivas para a juventude negra, incluindo lutas, cidadania e acesso a direitos, além da proposta de tentar implementar no município o Plano Juventude Viva, do governo federal, que busca ampliar direitos e prevenir a violência que atinge a juventude.
Para conduzir os debates, o encontro contou com as participações de Kitanji Mona, consultora do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra de São Paulo, e Cinthia Villas Boas, coordenadora de juventude da APN (Agentes Pastorais Negros) Mocambo de Campinas.
O Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é comemorado em 25 de julho. A data foi instituída em 2011 a partir de aprovação do projeto de lei de autoria das vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme.