Rio Claro recebe no domingo (17) e segunda-feira o projeto Energia em Cena – Cinema ao Ar Livre. Quatro filmes nacionais serão exibidos gratuitamente em estrutura montada na escola Caic (Jardim Brasília) pela Buriti Filmes em parceria com o Instituto Elektro e apoio da prefeitura. As exibições, de dois filmes por noite, começam às 19h30.
Trezentas cadeiras são disponibilizadas para cada uma das quatro sessões, ou seja, o projeto tem a meta de reunir até 1.200 pessoas em cada cidade que percorre. A cada dia são exibidos um filme para o público infantil e outro para o público adulto. As exibições são feitas em tela inflável, com som surround e projeção digital.
Local: Caic – Escola Municipal Jardim das Palmeiras (Avenida 18 JB, 401, Jardim Brasília). Sessões sempre a partir das 19h30.
Domingo (17) – Primeiro filme: Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo (classificação livre, 80 minutos). Segundo filme: À Beira do Caminho (14 anos, 102 minutos)
Segunda-feira (18) – Primeiro filme: Peixonauta (classificação livre, 95 minutos). Segundo filme: O Homem do Futuro (10 anos, 106 minutos).
Sinopses
Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo (2007). Dirigido por Maurício de Souza e Rodrigo Gava. A história começa quando o Franjinha constrói uma máquina do tempo. A Turma da Mônica embarca na máquina para recuperar os quatro elementos – água, fogo, terra e ar.
À Beira do Caminho (2012). Dirigido por Breno Silveira. Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João (João Miguel) resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora, sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda (Vinicius Nascimento) se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes dele nascer. A contragosto, João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nascem elos entre os dois, que faz com que João tenha coragem para enfrentar seu passado.
Peixonauta (2012). Dirigido por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo. Peixonauta é um peixe que utiliza uma roupa de astronauta para poder voar e viver fora d’água. Ao lado de seus amigos Marina e Zico, ele vive diversas aventuras, sempre desvendando mistérios.
O homem do futuro (2011). Dirigido por Cláudio Torres. João é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena, uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino.