A reivindicação de Rio Claro e municípios da região para a construção de um aeroporto regional teve na terça-feira, 9, em Brasília, mais uma etapa de discussão. O prefeito Du Altimari, de Rio Claro, e os prefeitos de Iracemápolis – Valmir Gonçalves de Almeida, e de Cordeirópolis – Amarildo Antonio Zorzo, foram recebidos em audiência pelo ministro da SAC (Secretaria da Aviação Civil), Moreira Franco.
Os prefeitos apresentaram ao ministro as documentações que deram início ao processo de desapropriação das áreas para receber o aeroporto. “Também confirmamos nossa disposição em colaborar com o governo federal no que for possível para que o empreendimento se concretize”, afirma Altimari.
O ministro Moreira Franco se mostrou satisfeito com o entusiasmo dos dirigentes municipais em tomarem medidas necessárias para que o aeroporto seja construído e afirmou que, se o projeto continuar preenchendo os critérios técnicos, tem amplas possibilidades de ser implantado.
A próxima etapa agora será um minucioso levantamento do espaço aéreo na área localizada próxima ao pedágio da estrada Rio Claro/Piracicaba, local indicado para receber o empreendimento. Numa análise preliminar, realizada em março a partir de sobrevôo e vistoria em solo, representante da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República sinalizou positivamente ao local escolhido. “Agora, vamos providenciar os estudos técnicos”, informa Altimari, acrescentando que “cada etapa é bastante trabalhosa e continuará recebendo nossa total atenção”.
No final de junho, o Diário Oficial do Município de Rio Claro publicou o decreto nº 9832, para a desapropriação de área apontada como local para o aeroporto. Os municípios de Iracemápolis e Cordeirópolis providenciaram decretos com o mesmo objetivo do documento assinado pelo prefeito de Rio Claro. Foram estes os documentos apresentados no feriado de terça-feira, em Brasília. Marcos Pisconti, secretário de Governo de Rio Claro, também participou da audiência.
O Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, lançado em dezembro pela presidente Dilma Rousseff, prevê investimentos da ordem R$ 1,6 bilhão em 65 aeroportos no Sudeste do País. A inclusão de Rio Claro no programa federal foi confirmada ao prefeito Du Altimari em dezembro, pelo gabinete do vice-presidente Michel Temer.