A Esquadrilha da Fumaça não vai se apresentar em Rio Claro durante os festejos de aniversário da cidade, que completa 184 anos em 24 de junho. A informação é do Ministério da Defesa, que enviou ao aeroclube rio-clarense ofício datado de 13 de maio, sexta-feira da semana passada, avisando que não será possível a presença do grupo aviatório no município para a tradicional Festa Aviatória.
A solicitação de Rio Claro para a presença da Esquadrilha da Fumaça foi feita por ofício encaminhado ao comando da aeronáutica em quatro de janeiro. “Lamentavelmente, foi constatada a impossibilidade de atendimento da solicitação em virtude de atividades programadas por aquela unidade aérea que coincidem com o pleito desse município”, informa o brigadeiro-do-ar Marcelo Kanitz Damasceno, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, no documento enviado ao presidente do Aeroclube de Rio Claro na semana passada.
O Secretário Municipal de Turismo, Renê Neubauer, diz lamentar a ausência da Esquadrilha da Fumaça neste ano nos festejos de aniversário da cidade, mas lembra que o município prepara uma ampla programação com vários outros eventos para agradar a toda a comunidade. “Nessa série de atividades, a tradição dos eventos aéreos será mantida com o campeonato brasileiro de balonismo”, explica.