A vice-prefeita de Rio Claro, Olga Salomão recebeu nesta quarta-feira, 4, documento redigido por acadêmicos da Unesp manifestando a contrariedade de estudantes daquela instituição de ensino superior frente ao texto do novo Código Florestal Brasileiro que está sendo examinado, atualmente, no Congresso Nacional, relatado pelo deputado federal Aldo Rebelo.
Na carta os estudantes questionam o projeto atual e, ao mesmo tempo, formulam propostas que julgam passíveis de serem incorporadas ao texto que está no Congresso, observando que as mesmas têm embasamento científico e favorecem os direitos ambientais, além de serem capazes de promover o desenvolvimento sustentável desejado no país, que se assenta em princípios humanitários e justos. A carta dos acadêmicos pede, também que o governo municipal de Rio Claro os represente, inteirando os políticos que atuam no Congresso sobre o teor de suas reivindicações ambientais.
Ao receber no Paço Municipal o documento das mãos dos estudantes, que antes realizaram uma passeata no centro da cidade, a vice-prefeita Olga registrou seu entendimento de que a manifestação dos estudantes se insere no ambiente democrático que predomina atualmente no país e classificou a manifestação dos universitários como legítima. “Vivemos num Brasil que aceita opiniões, defende o contraditório e reconhece o debate e o diálogo como os verdadeiros instrumentos do consenso”, afirmou.
Olga informou aos manifestantes que o documento recebido será protocolado na prefeitura nesta quinta-feira, 5, seguindo para o gabinete do prefeito Du Altimari. “Pretendemos encaminhar a carta a todos os líderes de partidos políticos representados no Congresso Nacional”, afirmou a vice-prefeita.